Neil Gaiman: revista revela denúncia de abuso sexual por 8 mulheres

Um dossiê publicado nesta segunda-feira (13) revela detalhes das acusações de abuso sexual contra o autor britânico Neil Gaiman (“Coraline”, “Sandman”). Ao todo, o escritor recebeu denúncias de oito mulheres diferentes, entre os anos 1986 a 2022. Todas elas estariam na faixa dos 20 anos nos ocorridos correspondentes. A mais nova tinha 18 anos.

O artigo foi apurado e publicado pela revista norte-americana Vulture. Segundo o veículo, a apuração foi feita com base na entrevista com oito mulheres, análise de mensagens de texto para amigos, troca de mensagens com o próprio autor e documentos obtidos com a polícia. Duas das supostas vítimas trabalhavam para ele. As outras seriam suas fãs.

*Nota do editor: o texto abaixo pode conter gatilhos e detalhes sensíveis sobre o fato relatado.

Segundo os relatos, Neil Gaiman forçava as vítimas a ter relações por meio do BDSM, que significa um conjunto de práticas sexuais por meio da dominação, submissão e sadomasoquismo. Além das acusações de estupro, as mulheres alegam que o consentimento e as atividades específicas de BDSM não foram discutidas e acordadas antes de acontecerem.

O principal relato é de Scarlett Pavlovich, que tinha 22 anos quando conheceu a ex-esposa de Gaiman, Amanda Palmer, na Nova Zelândia. Elas começaram uma amizade e logo a jovem começou a trabalhar de babá para o filho de 5 anos de Palmer e Gaiman.

Pavlovich disse que a primeira agressão sexual foi logo que conheceu o autor. Enquanto esperava a criança terminar de brincar, ele teria oferecido a ela um banho em uma banheira da casa. Ela alega que ele, sem avisar, se juntou à jovem no local totalmente nu antes de cometer o abuso.

A jovem afirmou que isso continuou durante todo o tempo em que ela cuidou das crianças da família, incluindo uma ocasião em que ele supostamente tentou fazer sexo anal com ela usando manteiga como lubrificante. Ela apresentou queixa contra o artista no início de 2023.

Outro relato é de Katherine Kendall, que tinha 22 anos quando conheceu Gaiman em 2012, época em que era fã do trabalho do escritor. Ela afirma que ele tentou abusá-la em seu ônibus de turnê depois que ela disse que não queria fazer sexo com ele. A revista relata que, anos depois, ele pagou a ela US$ 60.000 (aproximadamente R$ 366.000, 00 para terapia para “compensar o dano”.

Outros relatos incluem pagamentos de alto valor para as supostas vítimas. O artigo pode ser conferido na íntegra no site oficial da revista Vulture.

A defesa de Gaiman não nega as relações sexuais, alegando ao artigo da Vulture que todas as relações foram consensuais.

Tatá Werneck revela abuso sofrido no passado: “Tenho medo de falar”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Neil Gaiman: revista revela denúncia de abuso sexual por 8 mulheres no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.