Contratos de PPPs para saneamento básico no Paraná são assinados

Contratos de PPPs para saneamento básico no Paraná são assinados

Foram assinados na segunda-feira (13) os contratos de Parceria Público-Privada (PPP) da Sanepar para serviços de coleta e tratamento de esgoto em 112 municípios do Paraná. As empresas serão responsáveis por obras, além de serviços de manutenção e operação.

São mais de R$ 4 bilhões em investimentos previstos ao longo dos 24 anos de duração dos contratos.

Com a assinatura, as empresas agora dão início à chamada operação assistida, como explica o presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A gestão dos 112 municípios foi dividida em três lotes. No primeiro, a Aegea atuará em 36 cidades da microrregião centro-leste, como General Carneiro e Teixeira Soares.

Já o segundo lote abrangerá 48 cidades da microrregião oeste, com a concessionária Acciona. Municípios como Engenheiro Beltrão e Jandaia do Sul fazem parte.

O terceiro, gerido pela Iguá, passa também pela microrregião oeste, em um total de 28 municípios. Entre eles, Francisco Beltrão e Medianeira.

O presidente da Companhia de Saneamento também reforçou que o processo faz parte das ações para universalização do saneamento. O Marco Regulatório determina 2033 como prazo.

Atualmente, a Sanepar atende 345 dos 399 municípios paranaenses. Com isso, 80% do esgoto do estado é coletado e, desse total, 100% é tratado. Em todo o país, a média nacional de coleta está em 56% e de tratamento em 52%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.