Calendário astronômico está cheio de eventos em 2025

Calendário astronômico está cheio de eventos em 2025

Neste ano, o calendário astronômico está cheio de eventos. O primeiro é na quarta-feira (15), quando Marte se aproxima da Terra. O Planeta Vermelho estará mais visível durante a noite até o dia 18 de janeiro.

O catálogo dos principais acontecimentos no céu foi produzido pelo observatório do Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O documento aponta que o próximo evento vai acontecer em março, quando um eclipse lunar total poderá ser visto em todo o território nacional na noite do dia 13.

A professora e astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, explica as características desse fenômeno.

Em abril, uma chuva de meteoros Lírida vai acontecer no dia 22. Na mesma semana, a Lua vai se encontrar com Vênus, Saturno e Mercúrio. O fenômeno começa às 02h09 do dia 25 e atinge o ápice às 03h58. No mês seguinte, no dia 17 de maio, o asteroide Vesta vai estar próximo da Terra e poderá ser observado.

Em junho, no dia quatro, um encontro raro vai acontecer: Vênus e Urano estarão lado a lado do aglomerado estelar das Plêiades. No segundo semestre de 2025, outros eventos importantes vão acontecer no céu. É o caso da conjunção de Vênus e Júpiter na madrugada do dia 12 de agosto. Para ver, basta acordar antes do amanhecer e olhar na direção leste.

Em eventos como esse, o segundo planeta do Sistema Solar é chamado de estrela matutina. É o que explica a professora de astronomia.

No começo de outubro, novembro e dezembro, superluas vão iluminar o céu. A mais marcante será no dia 5 de novembro, quando a Lua estará no ponto de maior aproximação da Terra. No último mês do ano, entre 13 e 14 de dezembro, vai acontecer a famosa chuva de meteoros Gemínidas, com até 120 meteoros por hora. 

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.