Sidônio: fake news sobre PIX é atitude criminosa

O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, disse nesta terça-feira (14) que a desinformação é o “grande mal da humanidade”. A declaração foi dada logo após tomar posse na pasta.

Ele citou, como exemplo, as notícias falsas que têm circulado nos últimos dias sobre a cobrança de impostos sobre transações por PIX. Segundo ele, uma campanha será realizada para deixar claro que, constitucionalmente, não existe cobrança de imposto sobre movimentação financeira.

“Não tem absolutamente nenhuma mudança, não vai se cobrar nada. Isso [as notícias falsas] é uma atitude criminosa que estamos vivendo, causando sérias consequências para quem tem seu pequeno comércio”, reforçou.

Segundo o ministro, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgará uma nota corroborando que não há e nem haverá qualquer cobrança sobre o PIX.

Meta

Sidônio também comentou sobre a decisão da Meta (proprietária do Instagram, Facebook e Threads) de acabar com o sistema de checagem de informações nos Estados Unidos.

“A AGU está marcando uma reunião com os checadores. No Brasil, não vai ser imediato, mas a gente precisa analisar isso”, afirmou.

O ministro garantiu que vai defender “com muita força” a soberania nacional. “Não vamos aceitar discurso de ódio. Preocupa muito, a gente não vai aceitar isso. A reunião deve ser na quinta-feira, até lá vamos olhar isso com cuidado”, completou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sidônio: fake news sobre PIX é atitude criminosa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.