O g1 conversou com um biólogo que explicou que esse tipo de comportamento é comum em períodos de chuvas intensas, já que há um aumento do nível da água. Jacaré de pequeno porte é visto em avenida de Cuiabá
Um jacaré de pequeno porte foi flagrado tentando atravessar a Avenida do CPA, em Cuiabá, nnesta terça-feira (14). O registro foi feito pela advogada Marley Paesano da Cunha, que passava pela região a caminho do trabalho (assista acima).
A advogada informou que acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental. O g1 procurou ambos para saber se o animal foi resgatado, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
De acordo com o biólogo Marcos Ardevino, esse tipo de comportamento é comum em períodos de chuvas. Na última semana, a capital mato-grossense tem passado por episódios de chuva intensa.
Marcos explicou que, com o aumento do nível da água, muitos animais ficam sem habitat e, por isso, buscam por abrigo nas regiões urbanas.
LEIA TAMBÉM:
Grande Cuiabá registra mais de 40 chamados de inundação após temporal
Casas alagadas e carros ilhados: veja estragos causados por temporal em Cuiabá; vídeo
Prefeitura de Cuiabá decreta situação de emergência após fortes chuvas e alagamentos
Chuvas intensas
Prefeitura informou que está avaliando medidas que poderão ser adotadas
Rennan Oliveira
No domingo (12), choveu 103 mm em Cuiabá, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). O temporal alagou o antigo Pronto-Socorro, ruas e casas, além de deixar veículos ilhados.
Ao todo, 44 chamados de inundação foram registrados em diversos bairros de Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Além disso, foram registradas quatro ocorrências de risco de queda de árvore e um chamado de risco de deslizamento.
As fortes chuvas devem continuar atingindo a capital ao longo da semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na segunda-feira (13), o Instituto publicou um alerta amarelo (perigo potencial) para todo o estado de Mato Grosso.
Amarelo: perigo potencial
Laranja: perigo
Vermelho: grande perigo
De acordo com o Inmet, em caso de rajadas de vento, a orientação é que a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas.
Outra orientação do Instituto é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp