FC Series: Dudu deve reestrear pelo Cruzeiro 14 anos após saída; relembre carreira

Um dos principais reforços do Cruzeiro para a temporada de 2025, Dudu está de volta ao clube que o revelou 14 anos após ser negociado com o Dínamo de Kiev, da Ucrânia. O camisa 7 volta ao Cabuloso com uma carreira vencedora, com títulos e premiações individuais por onde passou no período.

O atacante deve fazer a sua reestreia pelo clube mineiro nesta quarta-feira (15), às 21h30, contra o São Paulo, em confronto válido pela FC Series. A partida acontece no Inter&Co Stadium, nos Estados Unidos.

Com passagens por Coritiba, Dínamo de Kiev, Grêmio, Palmeiras e Al-Duhail, do Catar, Dudu acertou seu retorno ao Cruzeiro em dezembro de 2024. Sendo assim, a CNN Esportes relembra os principais destaques da carreira do camisa 7.

Cruzeiro

Dudu foi revelado pelo Cruzeiro. Em 2009, fez a sua estreia justamente contra o Palmeiras, equipe onde seria ídolo anos depois. Meses depois, disputou a Copinha como camisa 10 e foi emprestado ao Coritiba.

Em 2011, retornou ao Cabuloso e marcou seu primeiro gol como profissional em duelo contra a Caldense, no Campeonato Mineiro. Ao todo, disputou 25 jogos, fez dois gols e deu duas assistências.

Coritiba

Emprestado pelo Cruzeiro, Dudu ajudou o Coritiba a vencer o título da Série B de 2010. Na equipe, disputou 21 jogos, sem gols ou assistências.

Dínamo de Kiev

Dudu foi negociado em definitivo com o Dínamo de Kiev em agosto de 2011, após ser campeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20, quando anotou 3 gols na competição. No clube ucraniano, o atacante fez 3 gols em 31 jogos durante o período de três anos que ficou por lá.

Além de disputar partidas da Champios e Europa League, Dudu ajudou o clube a vencer a Taça da Ucrânia, em 2013/14.

Grêmio

Dudu começou a aparecer mais para o Brasil quando foi emprestado para o Grêmio, no começo de 2014. No Tricolor, Dudu teve grande destaque jogando pela ponta-esquerda.

Ao longo de todo ano de 2014, foi um dos principais jogadores do Brasil. Ao todo, foram 55 jogos, com oito gols e cinco assistências durante toda a temporada. Apesar disso tudo, o time tricolor não conseguiu assegurar a permanência do atacante por conta do alto custo da operação com os ucranianos.

Palmeiras

A passagem de Dudu pelo Palmeiras já começou como um chapéu para cima de Corinthians e São paulo, clubes que disputavam a contratação do jogador. Do dia para a noite, surgiu o Verdão e acertou a contratação do atacante por quatro temporadas.

Em seu primeiro ano, Dudu já se tornou o principal jogador da equipe e foi o responsável por marcar dois gols na final da Copa do Brasil contra o Santos. Com os tentos de Dudu, a decisão foi para os pênaltis e o Palmeiras se sagrou campeão. Foi o artilheiro, com 16 gols marcados em 2015.

No ano seguinte, em 2016, Dudu seguiu no mesmo ritmo: fundamental. Em abril, ficou marcado por marcar o gol da vitória palestrina contra o Corinthians e comemorar com um boné, com clara alusão ao chapéu aplicado no rival por sua contratação. No fim do ano, ajudou o Palmeiras a quebrar um jejum de 22 anos e voltar a conquistar o Campeonato Brasileiro.

2017 não teve conquistas coletivas, mas ficou marcado por um golaço de Dudu. No Paulistão, o camisa 7 fez um gol de cobertura em Rogério Ceni, na vitória por 3 a 0 contra o São Paulo.

O ano seguinte, 2018 não começou bem, com o Palmeiras perdendo a final do Campeonato Paulista para o Corinthians, com Dudu desperdiçando cobrança de pênalti contra Cássio, agora companheiro de clube. Após o fracasso no Paulistão, o time se reergueu e foi campeão brasileiro. Dudu, como de costume, foi decisivo e alcançou a marca de maior artilheiro do Verdão no século.

Em 2019, o Palmeiras voltou a passar em branco, mas Dudu seguiu em alto nível. No ano seguinte, completou 300 jogos pelo Verdão, ajudou o time a conquistar o Campeonato Paulista e a Libertadores e foi emprestado para o Al-Duhail.

Al-Duhail

Em um rápido empréstimo, Dudu passou uma temporada no Al-Duhail, do Catar. No clube, fez 36 jogos, com 15 gols e 16 assistências e, mesmo com números considerados bons, o clube catari decidiu não comprar o jogador, que retornou ao Palmeiras.

Palmeiras

De volta ao Palmeiras após passagem pelo Catar, Dudu teve impacto imediato e ajudou o Verdão a conquistar mais uma Libertadores. Ele marcou gols contra o São Paulo, nas quartas de final, e contra o Atlético-MG, na semi.

Em 2022, Dudu foi eleito o segundo melhor jogador do Mundial de Clubes de 2021, campeonato que o Palmeiras foi vice-campeão ao perder do Chelsea na decisão. No mesmo ano, venceu a Recopa Sul-Americana, contra o Athletico-PR, e o Campeonato Paulista, contra o São Paulo, e o Campeonato Brasileiro, e se tornou o jogador com mais títulos no Palmeiras no século.

Em 2023, Dudu ajudou o Palmeiras a vencer mais três títulos: Supercopa do Brasil, Paulista e Brasileiro. No entanto, o ano do camisa 7 ficou marcado por uma lesão de menisco e de ligamento cruzado anterior , em jogo contra o Vasco, que o deixou fora de ação pelo resto da temporada.

Ao todo, foram 13 títulos conquistados, além de 88 gols feito e 97 assistências dadas aos seus companheiros. Em dez temporadas de Palmeiras, Dudu disputou 452 jogos e se despediu da equipe como um dos maiores ídolos da equipe.

A equipe de Fernando Diniz estreia na quarta-feira (15), às 21h30, contra o São Paulo, com transmissão do CNN Esportes no YouTube. Além do confronto com o Tricolor, o Cruzeiro também enfrentará o Atlético-MG.

Futebol na CNN

A CNN Brasil fará sua estreia nas transmissões esportivas com a FC Series, torneio de pré-temporada realizado na Flórida, Estados Unidos, entre 15 e 25 de janeiro.

Três partidas serão transmitidas exclusivamente no canal do YouTube de CNN Esportes: Cruzeiro x São Paulo (quarta-feira, dia 15): o clássico mineiro Atlético-MG x Cruzeiro (sábado, 18) e Orlando City x Atlético-MG (sábado, 25).

FC Series

A FC Series, criada em 2015, incorporou a antiga Florida Cup, que oferecia uma pré-temporada para clubes de futebol no estado norte-americano combinada a uma oferta diversificada de entretenimento para público local e visitantes.

O evento propõe amistosos de pré-temporada e atividades de integração entre jogadores, torcedores e parceiros.

Ao longo de uma década, a iniciativa ampliou seu alcance e formato, incluindo uma diversidade de ações culturais e de lazer.

Os destaques são as parcerias para shows, provas de corrida e experiências imersivas nos parques temáticos da Universal, atraindo milhares de famílias locais e de turistas, consolidando o torneio como parte do calendário local.

A equipe de transmissões será formada pelo narrador Henrique Guidi, os comentaristas Michel Bastos e Bruno Rodrigues, além da apresentadora Ludmila Candal.

Este conteúdo foi originalmente publicado em FC Series: Dudu deve reestrear pelo Cruzeiro 14 anos após saída; relembre carreira no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.