Paraná tem o melhor desempenho do país em energia renovável

Paraná tem o melhor desempenho do país em energia renovável

Pelo terceiro ano consecutivo, o Paraná teve o melhor desempenho do país em Geração Distribuída (GD) de Energia. A modalidade é a de relação potência instalada/unidade consumidora, que permite a geração no local ou próximo ao ponto de consumo. É diferente da geração centralizada, feita por usinas de grande porte e conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A GD pode fazer uso das fontes eólica e solar, que respondem por quase 100% das instalações e biomassa para gerar energia. Os programas estaduais RenovaPR e Banco do Agricultor contribuem para esse índice.

  • Veja também: Trabalhadores de Guaratuba recebem protetores solares

No Estado, os 706 MW de potência de energia renovável instalada em 2024 estão distribuídos em mais de 45 mil unidades consumidoras, o que representa uma potência instalada de 15,8 kW por unidade, a maior do Brasil. O cenário no Paraná evidencia que o estado tem sido mais efetivo na instalação de energia renovável.

A energia solar se destaca em locais onde a demanda é maior, como avicultura, pescado de água doce, cadeia leiteira e agroindústrias. No quesito potência instalada, o estado foi o quarto colocado, com 706 Megawatts (MW), atrás de São Paulo (1.478 MW), Minas Gerais (811 MW) e Mato Grosso (718 MW).

  • Saiba mais: Suspeitos de roubar R$ 1 milhão em azeite são presos

Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica e se referem a 2024. Ao analisar a potência instalada em relação ao número de unidades consumidoras (UC), o Paraná apresentou o melhor desempenho. São mais de 45 mil unidades consumidoras, o que representa potência instalada de 15,8 quilowatts (kW) por UC.

Informações: Elis Paes com supervisão de Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.