Moraes negar passaporte é uma grande decepção, diz Bolsonaro

O gabinete do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma nota afirmando que a negativa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para liberar o passaporte do ex-mandatário é uma “grande decepção”.

“A decisão de hoje, de Alexandre de Moraes, de negar o pedido do [ex-]presidente Jair Bolsonaro para comparecer à histórica posse do presidente @realDonaldTrump é uma grave decepção — não apenas para o [ex-]presidente Bolsonaro, mas para os milhões de brasileiros que ele representa e para a duradoura amizade entre o Brasil e os Estados Unidos”, diz a nota divulgada nas redes sociais.

Nesta quinta-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes decidiu por negar a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que acontecerá no dia 20 deste mês. No lugar, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, marcará presença na cerimônia.

Para o ministro, além do ex-presidente não ter comprovado um convite oficial feito pelo novo chefe de Estado dos EUA, existe ainda uma “possibilidade de fuga” por parte de Bolsonaro, que soma três indiciamentos em investigações diferentes.

O gabinete rebate a decisão de Moraes defendendo que a ação “não têm a ver com justiça ou com a prevenção de risco de fuga. Elas têm a ver com medo: medo da popularidade de Bolsonaro, que lidera as pesquisas para as eleições de 2026; medo de seu amplo apoio entre brasileiros de todas as classes sociais e regiões do país; e medo do que ele representa”, e ressalta o discurso de que o ex-presidente está sendo perseguido politicamente no país.

Quarto pedido negado

Esta foi a quarta vez que Jair Bolsonaro pediu, para o Supremo Tribunal Federal, a devolução do passaporte dele.

A primeira ocorreu logo após o documento ter sido apreendido pela Polícia Federal, em fevereiro de 2024. A segunda foi em outubro do ano passado, após a defesa solicitar que Bolsonaro pudesse realizar uma visita à Israel, onde visitaria o presidente Benjamin Netanyahu. A penúltima e terceira vez foi a partir de um recurso, apresentado também em outubro.

À CNN, o ex-presidente afirmou que a defesa dele irá recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes. O pedido deverá ser feito para o plenário da Corte analisar o caso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes negar passaporte é uma grande decepção, diz Bolsonaro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.