Transporte público de Curitiba fica em segundo em ranking nacional

Transporte público de Curitiba fica em segundo em ranking nacional

A qualidade do transporte público de Curitiba para deslocamento até o trabalho, é considerada a segunda melhor do Brasil. Os dados do Indicador de Mobilidade medem a eficiência com que os domicílios de uma cidade são conectados às vagas de emprego existentes.

A capital paranaense ficou com a pontuação de 0,26, à frente de São Paulo que somou 0,23 e atrás apenas de Belo Horizonte com 0,36. O índice do Instituto Cidades Responsivas é calculado pela relação entre o número de números de oportunidades de trabalho e de residências que podem ser alcançados em até 45 minutos de carro ou com transporte público a partir de cada lugar do município.

  • Veja mais: Litoral e RMC têm alerta de perigo para chuva

Para chegar ao resultado, o estudo utilizou dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, do IBGE, e do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, que indicam as vagas formais.

Os tempos de deslocamento foram simulados entre 6h30 e 8h em dias úteis com a plataforma Google para o transporte público. Na pesquisa, foram considerados dados de São Paulo (0,23), Florianópolis (0,19), Porto Alegre (0,23) e Rio de Janeiro (0,13). Em Curitiba, o BRT (Bus Transit Rapid), sistema de canaletas exclusivas, contribui para a qualidade do sistema, conforme a Urbs.

Informações: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.