Balneário Camboriú busca corrigir lei que ameaça porte de armas da Guarda Municipal

A Prefeitura de Balneário Camboriú informou que recebeu uma notificação da Polícia Federal apontando possíveis irregularidades em uma emenda aprovada no Projeto de Lei Complementar que instituiu o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG) da Guarda Municipal. A notificação questiona a conformidade da emenda com o Estatuto Geral das Guardas Municipais, o que pode impactar o porte de armas dos guardas. Em resposta, a prefeitura afirmou que encaminhará um projeto de lei à Câmara de Vereadores para corrigir as alterações e garantir a conformidade legal.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú vem a público manifestar sua preocupação em relação à notificação recebida da Delegacia da Polícia Federal, que aponta irregularidades em um dispositivo aprovado por meio de emenda do legislativo ao Projeto de Lei Complementar que instituiu o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG) da Guarda Municipal de Balneário Camboriú.

A notificação refere-se a uma possível irregularidade no § 4º do art. 10-D da Lei Complementar Municipal 104/2024, que permite a exoneração dos ocupantes dos cargos de ouvidor e corregedor da Guarda Municipal por decisão política, em desacordo com a Lei Federal 13.022/2014, que estabelece o Estatuto Geral das Guardas Municipais em todo o Brasil.

A aprovação desta emenda implica no descumprimento do Acordo de Cooperação Técnica vigente com a Polícia Federal, o que coloca em risco a autorização para o porte de armas dos Guardas Municipais. Tal retrocesso irá favorecer a criminalidade e, consequentemente, aumentar a incidência de delitos em nossa cidade.

Diante dessa situação, a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú enviará um projeto de lei que corrige as alterações introduzidas na LCM 104/2024, alterando o art. 10-D, caput e §4º. É fundamental que a Câmara de Vereadores volte a discutir essas mudanças, a fim de assegurar a conformidade com o Estatuto Geral das Guardas Municipais. A Prefeitura confia no compromisso do poder legislativo em deliberar e votar rapidamente essa correção, garantindo a segurança e o bem-estar da nossa comunidade.

Foto: Divulgação / GMBC

O post Balneário Camboriú busca corrigir lei que ameaça porte de armas da Guarda Municipal apareceu primeiro em Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.