Polícia prende sete manifestantes pró-Palestina após protesto em Londres

Vários manifestantes foram presos em uma manifestação de solidariedade a Gaza no Whitehall de Londres, perto do gabinete do primeiro-ministro Keir Starmer, neste sábado (18).

A manifestação foi realizada horas antes do início do cessar-fogo em Gaza no domingo (19), enquanto Israel realizava ataques no enclave contra o que os militares disseram ser alvos do grupo Hamas.

A polícia de Londres disse que sete manifestantes foram presos, incluindo quatro por ofensas à ordem pública e dois por violar as condições acordadas para o protesto. Uma pessoa foi presa por segurar um cartaz de apoio a organizações proibidas.

O gabinete de Israel aprovou um acordo com o Hamas para cessar-fogo e libertação de reféns na Faixa de Gaza, informou o gabinete do premiê Benjamin Netanyahu no sábado, um dia antes do início programado do acordo.

Israel começou seu ataque ao Hamas em Gaza depois que os combatentes do grupo invadiram Israel em 7 de outubro de 2023, matando cerca de 1.200 pessoas e levando 250 como reféns, de acordo com contagens israelenses.

A guerra entre as forças israelenses e o Hamas arrasou grande parte da altamente urbanizada Gaza, matou mais de 46 mil pessoas e deslocou a maioria da população pré-guerra do enclave de 2,3 milhões de habitantes várias vezes, de acordo com as autoridades de Gaza.

Se bem-sucedido, o cessar-fogo pode aliviar as hostilidades em outras partes do Oriente Médio, onde os combates se espalharam para incluir o Irã e seus representantes – o Hezbollah do Líbano, os Houthis do Iêmen e grupos armados no Iraque – e a Cisjordânia ocupada.

Os civis de Gaza enfrentaram uma crise humanitária devido à fome, frio e doenças. O acordo de cessar-fogo pede um aumento na assistência, e organizações internacionais têm caminhões de ajuda alinhados nas fronteiras de Gaza.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia prende sete manifestantes pró-Palestina após protesto em Londres no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.