Explosão de caminhão-tanque deixa pelo menos 60 mortos na Nigéria

Pelo menos 60 pessoas morreram no norte da Nigéria neste sábado (18) após um caminhão-tanque com gasolina capotar e derramar combustível que explodiu, informou o Corpo Federal de Segurança Rodoviária (FRSC). Outras pessoas ficaram feridas, mas um número específico ainda não foi divulgado.

O acidente no estado de Níger segue uma explosão semelhante no estado de Jigawa em outubro passado, que matou 147 pessoas, uma das piores tragédias do tipo na nação mais populosa da África.

Kumar Tsukwam, comandante do setor do FRSC para o estado de Níger, na região oeste do país, afirmou que a maioria das vítimas eram moradores locais pobres que correram para recolher a gasolina derramada depois que o caminhão capotou.

“Uma grande multidão de pessoas se reuniu para recolher o combustível, apesar dos esforços concentrados para detê-los”, lamentou Tsukwam em um comunicado.

“De repente, o caminhão-tanque explodiu em chamas, atingindo outro caminhão-tanque. Até agora, 60 cadáveres [foram] recuperados da cena.”

Tsukwam informou, ainda, que o fogo já foi controlado pelos bombeiros.

Acidentes envolvendo combustíveis se tornaram comuns na Nigéria, que é a maior produtora de petróleo da África, e frequentemente deixam dezenas de mortos.

O preço da gasolina na Nigéria disparou mais de 400% desde que o presidente Bola Tinubu eliminou um subsídio de décadas quando assumiu o cargo em maio de 2023.

Bologi Ibrahim, porta-voz do governador do estado do Níger, afirmou que os moradores devem dar prioridade à sua segurança quando caminhões-tanque de gasolina estiverem envolvidos em acidentes.

Estudo: Morte de elefantes na África foi causada por mudanças no clima

Este conteúdo foi originalmente publicado em Explosão de caminhão-tanque deixa pelo menos 60 mortos na Nigéria no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.