Confira a importância do monitoramento de balneabilidade

Confira a importância do monitoramento de balneabilidade

As praias sinalizadas com bandeira vermelha são consideradas impróprias para banho. Segundo o IAT (Instituto Água e Terra), que faz o monitoramento de balneabilidade no Paraná, nesses locais, a água apresenta condições inadequadas para banho em função de contaminação fecal.

Entre as causas do contágio das praias e rios está a falta de sistema de drenagem adequado e saneamento básico. Nesses casos, parte do esgoto e lixo gerados pelos moradores e veranistas segue diretamente para as galerias pluviais, canais e rios, até alcançar as águas do mar.

A chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier, explica que as chuvas também podem determinar a qualidade da água.

As doenças mais comuns após contato com a água contaminada são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecção nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide. A infectologista Camila Ahrens explica que, nesta época, a atenção com a higiene deve ser redobrada.

É possível que surtos ou aumento de casos de gastroenterite tenham como causa a falta de balneabilidade das praias, porém, é preciso de comprovação técnica. Até agora, dois surtos de virose em Guaratuba e Morretes, ambas cidades do Litoral, foram relacionados ao norovírus.

  • Surtos de virose no litoral foram causados por norovírus

Além das bandeiras, para saber a qualidade da água de uma praia, é preciso acessar o site do IAT (www.iat.pr.gov.br) ou baixar o aplicativo ‘Balneabilidade Paraná’, disponível para celular Android.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.