Janeiro Laranja alerta sobre prevenção do câncer de pele

Janeiro Laranja alerta sobre prevenção do câncer de pele

O câncer de pele pode atingir mais de 220 mil brasileiros em 2025, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O dado representa um aumento de 20 mil casos em comparação com 2024.

O câncer de pele é o mais incidente no Brasil, responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no país. A doença é provocada pelo crescimento desordenado das células da pele, podendo ser do tipo não melanoma, mais comum, ou melanoma, que é o mais letal.

  • Veja também: Aprova Paraná: inscrição no programa segue aberta até quinta-feira (23)

Quase 8.300 pessoas morreram no Brasil por causa do segundo tipo, no ano passado. Com o objetivo de promover a conscientização sobre sintomas e métodos de prevenção, o primeiro mês do ano é dedicado à campanha Janeiro Laranja.

O cirurgião oncológico do Serviço de Pele e Melanoma do Hospital Erasto Gaertner, Hander Keller, destaca os principais sintomas das duas formas de manifestação da doença.

Além disso, o especialista reforça as melhores formas de prevenção. Dentre elas, estão o uso de protetor solar e a manutenção da hidratação do corpo.

Em caso de um ou mais sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico.

Reportagem: Giovanna Mateus

Adicionar aos favoritos o Link permanente.