Rússia diz que envio de tropas da OTAN para a Ucrânia aumentaria o conflito

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, alertou os países da Otan nesta quinta-feira (23) contra o envio de tropas para a Ucrânia, dizendo que isso aumentaria o conflito descontroladamente e seria totalmente inaceitável para a Rússia.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que busca uma reunião com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, falou na terça-feira (21) que pelo menos 200 mil soldados europeus seriam necessários para evitar um novo ataque russo após qualquer acordo de cessar-fogo.

Nesta quinta-feira (23) o secretário-geral da Otan, Mark Rutte pediu que os Estados Unidos continuem a abastecer a Ucrânia e disse que a Europa pagará a conta.

“Se esse novo governo Trump estiver disposto a continuar abastecendo a Ucrânia com sua base industrial de defesa, a conta será paga pelos europeus, estou absolutamente convencido disso, temos que estar dispostos a fazer isso”, afirmou Rutte

O chefe da Otan falou em um evento no Fórum Econômico Mundial em Davos que a aliança precisa investir mais em defesa, aumentar a produção industrial de defesa e assumir uma parcela maior de gastos com a ajuda à Ucrânia.

Os comentários do secretário-geral foram feitos depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no início desta semana que a União Europeia deveria estar fazendo mais para apoiar a Ucrânia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia diz que envio de tropas da OTAN para a Ucrânia aumentaria o conflito no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.