COP da Floresta vai buscar ambições realistas, diz embaixador à CNN

O embaixador André Corrêa do Lago, recentemente nomeado presidente da COP30, que acontecerá em Belém em novembro, declarou em entrevista à CNN que o evento buscará “ambições realistas” no combate às mudanças climáticas.

Corrêa do Lago enfatizou a importância de encontrar um equilíbrio entre metas ambiciosas e alcançáveis.

“O grande segredo é conseguirmos encontrar ambições que sejam realistas e que estimulem as pessoas a querer mais”, afirmou o embaixador.

O diplomata citou o exemplo da China, que superou expectativas em áreas como veículos elétricos e energia solar, demonstrando que metas aparentemente ambiciosas podem ser alcançadas com planejamento adequado.

Desafios e oportunidades da COP30

Questionado sobre as ambições realistas para a COP30, Corrêa do Lago ressaltou que ainda é cedo para anunciar temas específicos, mas antecipou que a conferência abordará questões cruciais como financiamento e adaptação às mudanças climáticas.

“Nós não podemos anunciar que vamos resolver absolutamente tudo em Belém, mas podemos ter avanços realmente significativos em várias áreas”, explicou o embaixador.

Corrêa do Lago destacou a importância de restaurar a confiança no combate às mudanças climáticas, mostrando que existem tecnologias, recursos e empresas comprometidas com soluções sustentáveis.

O presidente da COP30 também enfatizou o papel único do Brasil nesse cenário:

“O Brasil é, sobretudo, uma coleção de soluções contra a mudança do clima”, diz o embaixador. Ele ressaltou que a conferência em Belém será uma oportunidade para o país mostrar sua relevância e liderança na agenda climática global.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em COP da Floresta vai buscar ambições realistas, diz embaixador à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.