Assim como Lexa, veja outas famosas que tiveram pré-eclâmpsia na gestação

A cantora Lexa, 29, foi hospitalizada em São Paulo na última segunda-feira (20), com diagnóstico de pré-eclâmpsia precoce.

Grávida da primeira filha, fruto de seu romance com o ator Ricardo Vianna, 32, a artista está internada na Unidade Semi-Intensiva para acompanhamento tanto do seu estado clínico quando do desenvolvimento da sua bebê, segundo o boletim médico compartilhado na quarta-feira (22).

Segundo dados da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a incidência de pré-eclâmpsia no Brasil varia de 1,5% a 7%. A condição não tem uma causa única definida, mas está relacionada a fatores de risco como hipertensão pré-existente, diabetes tipo 1 ou 2 antes da gravidez, doença renal, doenças autoimunes ou uso da fertilização in vitro, de acordo com a Mayo Clinic.

Se não tratada, pode evoluir para eclâmpsia, podendo levar a convulsões ou síndrome HELLP, que envolve comprometimento do fígado e das plaquetas.

Nos últimos anos, outras famosas também foram diagnosticadas com a condição. Relembre abaixo:

Isa Scherer

Em setembro de 2022, Isa Scherer, 28, atriz e vencedora do Masterchef 2021, contou ter sido diagnosticada com pré-eclâmpasia antes do nascimento dos gêmeos, Mel e Bento – hoje com 2 anos.

“Na madrugada de domingo para segunda tive muito mal-estar. Comecei a vomitar muito, a passar mal, me sentindo estranha. A gente repetiu os exames e fui diagnosticada com pré-eclâmpsia e marcamos a cesária para o mesmo dia”, disse nas redes sociais.

Scherer também afirmou ter apresentado quadro de pressão alta e outros momentos complicados na maternidade. “O parto foi lindo, tranquilo, só que no pós a minha pressão subiu bastante. Demorei muito para me recuperar e conseguir vir para o quarto. Ainda tive uns picos de pressão, que geraram crises de ansiedade e aumentava ainda mais a pressão. Tomei uns remédios para acalmar e fiquei meio chapadona”, acrescentou.


Isa Scherer é mãe de gêmeos,
Isa Scherer é mãe de gêmeos, Mel e Bento • Instagram/Isa Scherer

Maite Perroni

Conhecida por viver Lupita em RBD, a atriz Maite Perroni, 41, enfrentou o diagnóstico durante a gestação de Lía. Em entrevista a um veículo mexicano, a estrela deu detalhes do ocorrido.

“No final da minha gravidez tive pré-eclâmpsia e foi um momento muito delicado. Inevitavelmente me fez ganhar muito peso e também criou um risco na hora do parto. Eu precisei fazer uma cesariana, porque minha pressão já estava muito alta e havia risco caso eu tentasse um parto natural. Tudo isso foi um desafio gigantesco e, além disso, eu estava 30 kg acima do meu peso e a três meses de estar no palco dando início à turnê do RBD… Tudo isso foi um turbilhão (…)”, contou.


Maite Perroni, do RBD, é mãe de Lía Tovar Perroni
Maite Perroni, do RBD, é mãe de Lía Tovar Perroni • Instagram/Maite Perroni

Nanda Costa

Mãe das gêmeas Kim e Titê, 3, a atriz Nanda Costa, 38, antecipou a gravidez por conta do diagnóstico.

“Minha pressão subiu, meus rins começaram a parar e, com 35 semanas e 3 dias de gestação, precisamos antecipar o parto. Pré-eclâmpsia! Minha obstetra foi precisa, cirúrgica e, graças a Deus, salvou a minha vida! Minha mulher não saiu do meu lado um segundo sequer”, disse no Instagram.


Nanda Costa é mãe das gêmeas Kim e Tiê
Nanda Costa é mãe das gêmeas Kim e Tiê • Instagram/Nanda Costa

Entenda por que Lexa precisou controlar doença para engravidar

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Assim como Lexa, veja outas famosas que tiveram pré-eclâmpsia na gestação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.