Homem mais velho do mundo recebe aposentadoria do INSS há 46 anos

O cearense João Marinho Neto, o homem mais velho do mundo com 112 anos, recebe aposentadoria há 46 anos, de acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgados nesta quinta-feira (23).

Segundo o LongeviQuest, usado pelo Guinness, o brasileiro completou 112 anos em novembro do ano passado. Anteriormente, ele era reconhecido como o homem vivo mais velho do Brasil e da América Latina.

Além disso, João é o último homem sobrevivente nascido no ano de 1912 e reside em Apuiarés (CE), a cerca de 250 km de Fortaleza.

João nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape (CE). Desde 1978, recebe o benefício de aposentadoria de empregador rural, atividade principal do dono do recorde mundial de longevidade.

João passou a receber o benefício aos 66 anos.

Atualmente, o recordista mora em um lar de idosos em uma cidade que não possui agência da Previdência Social devido ao baixo número de habitantes. A unidade mais próxima fica em Pentecostes (CE), a cerca de 30 km, onde é mantida a aposentadoria de João.

Beneficiários não precisam fazer prova de vida

O INSS não vai suspender benefícios pagos a aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida.

Uma portaria, assinada pelo Ministério da Previdência (MPS), publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (17), pontua que nenhum benefício seja bloqueado por seis meses, prorrogáveis por igual período.

Segundo a instituição, a prova de vida é realizada anualmente pelo próprio INSS desde 2023 e não é mais necessário que os beneficiários façam o procedimento indo pessoalmente aos postos de atendimento.

O órgão utiliza consulta de dados recebidos de outras instituições públicas federais para realizar cruzamento de informações dos cidadãos e comprovar se estão ou não vivos.

Até o momento, cerca de 93% dos dados foram checados.

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Homem mais velho do mundo recebe aposentadoria do INSS há 46 anos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.