Programa conecta jovens brasileiros a alunos de Harvard: “Nunca imaginei”

Imagina se um aluno do ensino médio tivesse a oportunidade de conversar com estudantes de Harvard para tirar dúvidas sobre como é estudar na universidade ou sobre o dia a dia deles. Seria, no mínimo, uma experiência inspiradora.

Essa é a proposta do MLAB, um programa anual de mentoria e melhoria da língua inglesa, que seleciona bolsistas de colégios particulares no Brasil para serem acompanhados por estudantes da Universidade Harvard.

A iniciativa é do escritório da universidade no país, o David Rockefeller Center for Latin American Studies.

“Eles trabalham on-line e fazem mentorias por três meses“, explicou Camilla Roberts, coordenadora do projeto. Os jovens trabalham língua inglesa e questões importantes para o ensino médio, como carreira, estudos e quais táticas os universitários usaram para entrar no ensino superior.

Ao final, o grupo estrangeiro visita o Brasil por 10 dias para encerrar o programa.

Roberts disse que metade dos alunos do ensino médio que participam do MLAB tem vontade de estudar fora do Brasil. Felipe Pacheco dos Santos, 15, é um dos mentorados que tem esse sonho.

Foi uma oportunidade que eu vi de me desenvolver, justamente pelo meu interesse em estudar em uma universidade fora do país e por me relacionar com pessoas de Harvard, que eu nunca imaginei estar próximo”, disse o estudante do Colégio Bandeirantes, em São Paulo.

Ele teve 10 reuniões com o mentor Jerry, 21, que está no último ano de economia. Nesse período, Felipe participou de summer programs (cursos de curta duração) e, agora está aplicando para um de Harvard. “Ele [Jerry] me ajudou durante esse processo”, comentou.

Já Jerry disse que quis fazer parte do MLAB porque ele se viu na posição dos adolescentes. “Acho que teria sido legal ter um mentor. Então não vejo como um trabalho dar essa oportunidade para outros meninos e meninas, mas é uma coisa que eu devo fazer“.

Um conselho de Jerry para os adolescentes que desejam alcançar voos mais longos e estudar fora do país é sonhar. “Não deixe que as pessoas te falem que você não consegue. E creia em você mesmo, isso é o mais importante”.

O grupo da 13ª edição do MLAB – mentores e mentorados – visitou a sede da CNN Brasil em São Paulo nesta quarta-feira (22). Os jovens conheceram o trabalho de jornalistas e analistas e fizeram um tour pelas instalações da emissora.

De escola pública, aluna de Harvard dá conselhos sobre preparação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Programa conecta jovens brasileiros a alunos de Harvard: “Nunca imaginei” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.