Lula quer novo Plano Safra para reduzir preço dos alimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário discutam um novo Plano Safra para estimular a produção agropecuária, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta sexta-feira (24).

A orientação de Lula tem como objetivo baixar os preços dos alimentos. Em coletiva de imprensa após reunião para tratar sobre o tema, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que a estratégia adotada pelo governo será apostar em aumentar a oferta para reduzir os preços.

“O presidente pediu aos ministros Carlos Fávaro e Paulo Teixeira para que deem uma lente de aumento, um foco maior, uma atenção maior na definição de políticas agrícolas já existentes com recursos já existentes para o estímulo da produção. Para que esses estímulos sejam mais concentrados tenham foco maior nos produtos que fazem parte da cesta básica”, disse Rui Costa.

Segundo Rui Costa, o governo também pretende fazer reuniões com agentes de mercado, como supermercados e frigoríficos, para debater formas de tornar os alimentos mais baratos.

“Não haverá congelamento de preço, tabelamento de preço, fiscalização de preço. Ele [presidente] até frisou: não haverá fiscal do Lula nas feiras”, afirmou Rui Costa.

Em atualização

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula quer novo Plano Safra para reduzir preço dos alimentos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.