De volta às aulas de forma sustentável: como instigar o consumo consciente no ambiente escolar

Escolher materiais escolares de forma sustentável é uma oportunidade para ensinar crianças e adolescentes sobre o cuidado com o meio ambiente

Com a volta às aulas, as famílias iniciam a busca pelos materiais escolares. Esse momento pode ser uma oportunidade para adotar práticas de consumo mais conscientes. Avaliar o que é realmente necessário e optar por produtos sustentáveis traz impactos positivos para o planeta e para a educação de crianças e adolescentes. Pequenas mudanças, como escolher materiais reutilizáveis ou feitos com matérias-primas renováveis, ajudam a reduzir o desperdício e promovem um importante aprendizado sobre cuidado e responsabilidade. A Mercur, indústria das áreas da educação e saúde, acredita que aprender vai além dos conteúdos escolares: envolve diálogo, trocas e reflexões sobre como cocriar um futuro mais responsável e sustentável.

Borrachas que contam histórias

As borrachas de apagar compõem a linha de materiais escolares há mais de nove décadas. A Mercur têm as borrachas escolares mais sustentáveis do Brasil, feitas com até 78% de matérias-primas renováveis, produzidas com a fécula de mandioca.  Desde 2022, as borrachas do Programa Biomas do Brasil aproximam crianças e adolescentes da riqueza da fauna brasileira. Cada conjunto apresenta animais de um bioma específico — Pampa, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Amazônia e Caatinga — incluindo uma espécie pouco conhecida, uma ameaçada de extinção e uma popular. Além da ilustração, cada borracha tem um QR Code que direciona para um site com informações sobre a biodiversidade, incentivando o aprendizado de forma interativa.
A primeira borracha 100% da Amazônia

Em 2024, a Mercur lançou a primeira borracha feita com látex 100% extraído de árvores nativas da Amazônia. Esse produto é fruto de mais de uma década de trabalho no Projeto Borracha Nativa, que apoia comunidades extrativistas locais e valoriza práticas sustentáveis. Com 78% de matérias-primas renováveis e sem pigmentos artificiais, a borracha possui um QR Code que permite acessar a rede Origens Brasil®, mostrando a história e as pessoas por trás da produção. O conceito da novidade é claro: “Corrigir com consciência para preservar o futuro.”

 

Mais sustentabilidade no estojo escolar

Já os corretivos, tanto líquido quanto em fita, são à base d’água, laváveis, atóxicos e livres de solventes petroquímicos — com a vantagem de que algumas fitas podem ser recarregadas, prolongando seu uso e evitando descartes desnecessários. As colas branca, gel e glitter também são à base d’água, laváveis e atóxicas, e os frascos podem ser reabastecidos, reduzindo o consumo de embalagens e os impactos ambientais. Com essas escolhas, é possível aliar praticidade e responsabilidade socioambiental no dia a dia escolar.

Mais do que escolher materiais escolares sustentáveis, é fundamental envolver crianças e adolescentes nesse processo, mostrando que cada escolha faz diferença. Desde cedo, é possível ensinar, de forma lúdica, por que optar por uma borracha ecológica ou como pequenas ações ajudam a cuidar do planeta. Esse aprendizado prático contribui para formar uma consciência que acompanhará as novas gerações por toda a vida.

A família tem um papel essencial na formação de consumidores responsáveis. Ao conversar sobre sustentabilidade e praticar escolhas conscientes, os adultos mostram, na prática, que o consumo pode ser feito de forma mais responsável. Atitudes simples, como selecionar produtos que respeitam o meio ambiente, plantam sementes de consciência que impactam positivamente a sociedade e inspiram futuros hábitos mais sustentáveis.

Estes produtos refletem o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a conservação ambiental. Para conhecer mais os produtos da área da educação da Mercur acesse o site: www.mercur.com.br

 

Sobre a Mercur

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), completou 100 anos em junho de 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida — pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui aproximadamente 700 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br

O post De volta às aulas de forma sustentável: como instigar o consumo consciente no ambiente escolar apareceu primeiro em Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.