Governo Trump autoriza agências a prender imigrantes não documentados

O secretário interino do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Benjamine Huffman, emitiu uma diretiva na quinta-feira (23) para dar às agências de segurança do Departamento de Justiça a autoridade para investigar e prender imigrantes não documentados nos EUA.

As agências incluem o FBI, a Drug Enforcement Administration (DEA), o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), o Serviço de Delegados dos Estados Unidos e o Escritório Federal de Prisões (BOP).

“A ação de hoje capacita os agentes da lei do Departamento de Justiça a ajudar a identificar e apreender estrangeiros que entraram ilegalmente em nosso país”, declarou o Departamento em um comunicado à imprensa anunciando a medida.

Um memorando de terça-feira (21) do procurador-geral interino Emil Bove instruiu essas agências a “revisar seus arquivos” em busca de informações que identifiquem qualquer pessoa que esteja ilegalmente nos EUA, entre outras coisas.

Ainda segundo o comunicado de imprensa, a medida faz parte da “promessa do governo Trump ao povo americano de realizar deportações em massa”.

O governo Trump agiu com uma velocidade surpreendente para implementar a agenda de imigração do presidente, fechando efetivamente a fronteira sul dos EUA para requerentes de asilo, limitando severamente quem tem direito a entrar nos Estados Unidos e preparando o terreno para deportar rapidamente os imigrantes que já estão no país.

Poucas horas depois de assumir o cargo, Trump assinou uma série de medidas que já tiveram impactos de longo alcance para pessoas dentro e fora dos EUA. Na quarta-feira (22), voos de refugiados foram cancelados, milhares de tropas foram enviados direção à fronteira, as autoridades federais receberam permissão para prender pessoas em escolas e igrejas ou perto delas, e o grupo de imigrantes não documentados elegíveis para deportação acelerada sem audiência judicial foi expandido.

Além disso, agências federais como o Departamento de Justiça também intensificaram a repressão à imigração, demitindo pessoas em cargos de liderança importantes que supervisionavam os tribunais de imigração do país e ameaçando processar autoridades estaduais e locais que resistissem aos planos da nova administração.

Ao longo da semana, algumas das principais políticas e esforços lançados por Trump em seu primeiro mandato foram ressuscitados, como a expansão de quem tem direito a procedimentos de deportação acelerada e o corte generalizado do programa de reassentamento de refugiados. Ele também se moveu para restabelecer o programa “Fique no México”, que exige que os imigrantes permaneçam no México enquanto passam pelos procedimentos de imigração nos Estados Unidos. A medida requer a aceitação do México.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Trump autoriza agências a prender imigrantes não documentados no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.