Embutido cracóvia de Prudentópolis recebe registro de Indicação Geográfica

Embutido cracóvia de Prudentópolis recebe registro de Indicação Geográfica

A cracóvia de Prudentópolis, um embutido suíno, recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O selo é entregue a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem e que apresentam uma qualidade única. O registro de Indicação de Procedência foi concedido na última terça-feira (21). Cracóvia é um produto típico de Prudentópolis, na região centro-sul do estado. O embutido é produzido artesanalmente desde os anos 1960 e, atualmente, é bastante consumido na região. Ele é feito com carne suína nobre, magra e selecionada, que não pode ser congelada.

LEIA MAIS

  • Médica e farmacêutico têm registros suspensos no Paraná

O embutido é temperado com alho, sal, pimenta e especiarias. Ele é embalado e passa por um processo de defumação moderada, seguido de resfriamento por, no mínimo, 12 horas. O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, afirma que o registro de Indicação Geográfica é uma conquista para o município.

No Paraná, já estavam na lista de IG outros 15 produtos. Entre eles estão a aguardente de cana e cachaça de Morretes; a goiaba de Carlópolis; as uvas de Marialva; o barreado do Litoral; a bala de banana de Antonina; o melado de Capanema; o queijo da Colônia Witmarsum; o café do Norte Pioneiro; o mel da região Oeste; o mel de Ortigueira; a erva-mate de São Mateus do Sul; o morango do Norte Pioneiro; a camomila de Mandirituba; os vinhos de Bituruna; e recentemente a broa de centeio de Curitiba. 

Reportagem: Brenda Niewiorowski

Adicionar aos favoritos o Link permanente.