EUA renovam adesão ao pacto antiaborto, diz secretário de Estado

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse na sexta-feira (24) que os Estados Unidos estavam renovando sua filiação a um acordo internacional que, segundo os críticos, visa limitar o acesso ao aborto para milhões de mulheres e meninas ao redor do mundo.

“Hoje, os Estados Unidos informaram os signatários da Declaração de Consenso de Genebra sobre nossa intenção de voltar a aderir imediatamente”, disse Rubio em uma declaração.

A Declaração de Consenso de Genebra (GCD) foi copatrocinada pelos Estados Unidos, Brasil, Uganda, Egito, Hungria e Indonésia em 2020.

 

 

Em janeiro de 2021, o ex-presidente dos EUA, Joe Biden, optou por retirar os Estados Unidos do artigo.

Participação do Brasil

Em janeiro de 2023, o governo federal comunicou que estava se desligando da aliança criada por Donald Trump com apoio do então presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o documento possui “entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA renovam adesão ao pacto antiaborto, diz secretário de Estado no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.