Análise: Hamas enviou mensagem a Israel com soltura de reféns coreografada

A entrega de reféns neste sábado (25) foi a mais coreografada até agora pelo Hamas.

Um palco foi erguido na Praça Palestina, na Cidade de Gaza, onde centenas de homens mascarados portando armas automáticas guardavam a cena.

O Hamas parecia estar tentando mostrar que ainda estava no comando de Gaza, apesar dos ataques sofridos durante os 15 meses de guerra.

Quando o Hamas entregou as quatro mulheres soldados israelenses neste sábado, eles também as vestiram com uniformes militares improvisados.

Veja fotos do reencontro das ex-reféns com suas famílias

As quatro mulheres, de 19 e 20 anos, vestiam jaquetas e calças verdes estilo cáqui e tinham os cabelos presos em rabos de cavalo bem arrumados.

No palco para onde as mulheres foram levadas durante sua libertação, uma grande faixa estava pendurada com os dizeres: “O sionismo não vencerá”.

A faixa também mostrava símbolos de unidades militares que são frequentemente vistos em etiquetas de uniformes israelenses, bem como símbolos do Shin Bet – Agência de Segurança Interna de Israel.

Em contraste, os três reféns libertados na semana passada, que não eram soldados em serviço, vestiam roupas civis de cores brilhantes.

Os vídeos do sequestro das quatro mulheres soldados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 se tornaram virais.

A maioria das mulheres estava vestida com roupas civis no momento do sequestro, incluindo pijamas quando foram retiradas de seus quartos. Os vídeos as mostravam cobertas de sangue.

Em um vídeo, Naama Levy foi arrastada pelos cabelos sob a mira de uma arma, suas mãos estavam amarradas e seus tornozelos cortados.

Ao longo dos 15 meses de guerra entre Israel e Hamas, 841 soldados israelenses foram mortos, incluindo 405 lutando em Gaza, de acordo com o Exército israelense.

Mais de 47.000 palestinos foram mortos em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde local, dizendo que a maioria deles são mulheres e crianças.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Hamas enviou mensagem a Israel com soltura de reféns coreografada no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.