Dificuldades na entrega são principais reclamações de usuários de delivery

Dificuldades na entrega são principais reclamações de usuários de delivery

A demora e dificuldades na entrega de um produto estão entre as principais reclamações de usuários de aplicativos de delivery de alimentos, segundo dados do consumidor.gov. No Paraná, foram abertas cerca de 100 reclamações no segmento de serviços de entrega/delivery no ano passado.

O número pode ser ainda maior, já que muitos clientes resolvem o problema dentro da própria plataforma e não registram ocorrências em órgãos de defesa do consumidor. É o caso da estudante Cecília Basílio, que mesmo sem respostas da empresa, preferiu não formalizar o caso.

Já a estudante Bianca Almeida entrou em contato com a plataforma que conecta clientes a serviços. Depois de relatar que o entregador sumiu com o pedido, ela recebeu reembolso.

Pensando em diminuir os problemas no serviço, uma das empresas de delivery do Brasil, Ifood, disponibiliza um manual de boas práticas e respeito com entregadores. Entre as dicas estão: descer para pegar o pedido; ter respeito durante a interação; não deixar o entregador esperando; não esquecer de informar o código e, por fim, avaliar o trabalho.

Em caso de reclamações, o Procon-PR pode ser contatado pelo telefone 0800-411512 ou pelo site consumidor.gov.br.

Brasil tem 1,5 milhão de entregadores

Segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2022 o Brasil tinha 1,5 milhão de pessoas que trabalhavam por meio de plataformas digitais e aplicativos de serviços.

Do total, 39,5% (ou 589 mil) eram trabalhadores de aplicativos de entrega de comida, produtos etc., enquanto os trabalhadores de aplicativos de prestação de serviços somavam 13,2% (197 mil).

No fim de semana, entregadores de aplicativos de Curitiba e Região Metropolitana realizaram um protesto após falta de diálogo com o Ifood. Eles reivindicam aumento na taxa e segurança.

Reportagem: Mirian Villa

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