Túmulo do político francês de extrema-direita Jean-Marie Le Pen é vandalizado

Vândalos danificaram o túmulo de Jean-Marie Le Pen, fundador do partido de extrema-direita Frente Nacional, da França, nesta sexta-feira (31).

Neta de Le Pen, Marion Marechal escreveu em sua conta no X que o túmulo, localizado no cemitério de La Trinité-sur-Mer, na região francesa de Bretanha, foi achado desfigurado, três semanas após sua morte, aos 96 anos.

“Vocês destruíram o túmulo de nossos ancestrais. Acham que podem partir nossos corações, nos intimidar, nos desencorajar? Nossa resposta será lutar ainda mais contra vocês, geração após geração. Nossa determinação será igual à sua infâmia”, escreveu Marechal no X.

Le Pen foi uma figura controversa na França, explorando a raiva da classe trabalhadora branca em relação à imigração e à globalização e também minimizando o Holocausto. Centenas de pessoas comemoraram no centro de Paris quando sua morte foi anunciada.

Sua filha Marine Le Pen, que assumiu o comando do partido, rebatizou-o de Reunião Nacional e procurou ampliar seu apelo para eleitores mais centristas. Ela pode se tornar a próxima presidente da França em 2027.

Questionado sobre a profanação do túmulo, o parlamentar do Reunião Nacional Jean-Philippe Tanguy declarou a jornalistas que o vandalismo não teria nenhum impacto sobre as políticas do partido.

“Imagino que isso tenha sido feito pela mesma ralé que comemorou a morte de um homem na Place de la Republique. Isso diz tudo sobre eles e nada sobre nós”, declarou Tanguy.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Túmulo do político francês de extrema-direita Jean-Marie Le Pen é vandalizado no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.