Trump diz ter ordenado ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Somália

No sábado (1º), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que ordenou ataques aéreos militares contra um planejador sênior de ataques do Estado Islâmico e outros integrantes da organização na Somália. Esse é o primeiro ataque ordenado por ele neste mandato.

“Esses assassinos, que encontramos escondidos em cavernas, ameaçaram os Estados Unidos e nossos aliados”, disse Trump em uma publicação no Truth Social. “Os ataques destruíram as cavernas onde eles viviam e mataram muitos terroristas sem, de nenhuma forma, prejudicar civis.” O presidente americano acrescentou que “a mensagem ao Estado Islâmico e a todos os outros que querem atacar os Estados Unidos é que ‘NÓS VAMOS ENCONTRÁ-LOS E MATÁ-LOS’”.

Os ataques de sábado foram realizados nas Montanhas Golis, disse o secretário de Defesa, Pete Hegseth, que acrescentou que uma avaliação inicial indicou que vários operativos foram mortos. Ele afirmou que nenhum civil foi ferido.

Os ataques ocorreram poucos dias depois de a Interpol anunciar a prisão de vários suspeitos de serem membros do Estado Islâmico no leste da África. As prisões ocorreram em meio a crescentes preocupações sobre um possível ressurgimento do grupo militante ISIS, após a queda de Bashar al-Assad na Síria.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz ter ordenado ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Somália no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.