Motta vai ajudar, sem dúvida alguma, governo Lula, diz ministro à CNN

Licenciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para votar nas eleições do próximo presidente da Câmara, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa FIlho, disse à CNN neste sábado (1º) que o favorito na disputa, Hugo Motta (Republicanos-PB), vai ajudar “sem dúvida alguma” o governo federal.

“Eu penso que o presidente Hugo Motta cumprirá um belo papel, tem capacidade e vai ajudar, sem dúvida alguma, o governo do presidente Lula na agenda econômica, na agenda social, e fazer com que o Brasil avance”, disse Costa Filho antes da votação.

Para o chefe da pasta de Portos e Aeroportos, a união de diferentes partidos em torno da candidatura de Motta e Davi Alcolumbre (União-AP), novo presidente do Senado, deve “ajudar muito” o Brasil.

“Por mais que os candidatos do governo viessem a ganhar a eleição, sempre ficaria um efeito colateral. Então essa unidade com o senador Davi Alcolumbre, com 73 votos, essa unidade com o apoio do governo, e agora essa unidade que foi construída na Câmara vai ajudar muito o país”, disse o ministro.

“E partir de agora é a partir de segunda-feira o presidente Lula e os ministros dialogarem com os presidentes dessas Casas para avançar na agenda econômica e na agenda social do Brasil”, finalizou.

Motta tem o apoio de 17 bancadas para a disputa: PL, PT, MDB, PP, Podemos, PCdoB, PV, PDT, PSB, PSDB, Cidadania, Rede, PRD, Solidariedade, PSD e União Brasil.

Quem é Hugo Motta

Apoiado por Arthur Lira para sucedê-lo no cargo, Hugo Motta Wanderley da Nóbrega, de 35 anos, está no quarto mandato consecutivo como deputado federal.

Motta nasceu em João Pessoa, em 11 de setembro de 1989. Em 2007, iniciou a graduação pela Faculdade de Medicina Nova Esperança, na capital paraibana, e chegou a transferir o curso para a Universidade Católica de Brasília (UCB), na capital federal, em 2011, tendo concluído o curso em 2013.

Ele começou a carreira política no MDB, em 2005, ao se filiar ao partido, mas já contava com uma tradição familiar no setor. A avó materna, Francisca Motta, por exemplo, foi prefeita da cidade de Patos (PB) entre 2013 e 2016, além de eleita deputada federal seis vezes.

Já o avô materno compôs a Assembleia Legislativa da Paraíba cinco vezes, além de contar com dois mandatos como deputado federal na Câmara.

Cinco anos depois, em 2010, Hugo Motta assumiu um cargo público pela primeira vez — foi eleito com 86 mil votos para representar o estado na Câmara dos Deputados. Com 21 anos na época, ele foi o parlamentar mais novo a conquistar o cargo no Brasil. Em 2014, foi reeleito com o apoio de 123.686 eleitores paraibanos.

Por fim, em 2022, foi reeleito com 158.171 votos, sendo, na época, o parlamentar mais votado do estado.

Foi presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, em 2014. Também esteve à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que aconteceu em 2015.

Hoje é líder do Republicanos na Câmara, além de vice-presidente nacional e estadual do partido.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Motta vai ajudar, sem dúvida alguma, governo Lula, diz ministro à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.