Brasil: eventos climáticos deixaram 1 milhão de crianças sem aula

Brasil: eventos climáticos deixaram 1 milhão de crianças sem aula

Mais de um milhão de crianças e adolescentes ficaram sem aula durante algum período do passado por conta de eventos climáticos extremos. As enchentes no Rio Grande do Sul foram a principal causa.

No mundo, cerca de 242 milhões de estudantes em 85 países tiveram estudos interrompidos. Os dados são da Unicef e contabilizam situações como ondas de calor, ciclones tropicais, tempestades, inundações e secas.

Segundo o estudo, as ondas de calor, que são intensificadas pelas mudanças climáticas, foram o risco climático que mais levou ao fechamento de escolas em 2024. Em maio, as temperaturas chegaram 47 graus celsius em partes do sul da Ásia, o que, segundo o relatório, colocou as crianças em risco de insolação.

O mês, no entanto, com mais impacto na educação foi setembro, quando pelo menos 16 países suspenderam as aulas no período, segundo a Unicef. O fechamento foi causado por fenômenos meteorológicos extremos, incluindo o tufão Yagi, que afetou 16 milhões de crianças na Ásia Oriental e no Pacífico.

Reportagem: Brenda Nieworowski

Adicionar aos favoritos o Link permanente.