Em abertura do Judiciário, Barroso celebra eleições no Congresso

Nesta segunda-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou as atividades após o recesso. Na cerimônia de abertura para 2025, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, celebrou e cumprimentou a vitória dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também esteve presente na sessão.

“Aqui estamos, os Presidentes dos três Poderes. O presidente Lula, que foi eleito com mais de 60 milhões de votos. O presidente David Alcolumbre, eleito com consagradores 73 votos em 81 senadores. E o presidente Hugo Motta, segundo candidato mais votado na história da Câmara dos Deputados, com 444 votos em 513. E eu mesmo, que fui eleito com 10 votos em 11. Só eu não votei em mim”, disse.

No discurso, Barroso destacou a importância da “imparcialidade” em cargos ocupados por representantes que não são eleitos pelo voto popular.

“Lembro que todas as democracias reservam uma parcela de poder para ser exercida por agentes públicos, que não são eleitos pelo voto popular, para que permaneçam imunes às paixões políticas de cada momento. O título de legitimidade desses agentes é a formação técnica e a imparcialidade na interpretação da Constituição e das leis”, pontuou.

Motta e Alcolumbre foram eleitos no último sábado (1°) e devem permanecer no cargo pelos próximos dois anos.

Mais cedo, os dois parlamentares estiveram com o presidente Lula, para um café da manhã no Palácio do Alvorada. O dia de hoje marca também, o início dos trabalhos do Poder Legislativo do país.

Em coletiva de imprensa, Lula, Motta e Alcolumbre destacaram a boa relação que mantém e o presidente os parabenizou, mais uma vez, pelo resultado da eleição.

“Eu estou muito feliz porque, primeiro, sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm. E quero dizer que eles não terão problema na relação política com o Poder Executivo”, afirmou Lula.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em abertura do Judiciário, Barroso celebra eleições no Congresso no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.