Christian Chávez fala sobre saúde mental ao se assumir gay: “Me deu força”

O cantor Christian Chávez, 41, não liga para as críticas que recebe sobre as roupas extravagantes que utiliza em suas aparições públicas e apresentações — como os looks icônicos que marcaram a turnê “Soy Rebelde Tour”, do RBD, grupo do qual é integrante, em 2023. Mas nem sempre foi assim.

Abraçar sua identidade tem sido um processo com altos e baixos, e o apoio psicológico e dos fãs, principalmente os brasileiros, foi fundamental nessa jornada.

“A minha história não é distinta da história de muitas outras pessoas. Para mim, foi fundamental me encontrar, me respeitar, me cuidar e, finalmente, me amar”, revela o artista em entrevista à CNN. “A saúde mental foi fundamental nesse percurso; ela me deu a força necessária para lidar com as adversidades e permanecer fiel a quem eu sou”, afirma.

 

Na conversa, Christian falou sobre os desafios que enfrentou ao se assumir publicamente gay, em 2007. Para ele, o apoio dos fãs brasileiros foi importante na época. “Durante meu entendimento como um homem gay, tive momentos difíceis, mas também maravilhosos”, relembra. “Muitas pessoas me rejeitaram, mas os brasileiros nunca soltaram a minha mão. É por isso que eu quero fazer a mesma coisa com as novas gerações. Quero dar-lhes a minha mão”, afirma.

“Esse amor e aceitação continuam a ressoar em minha vida até hoje, lembrando-me da importância de estarmos juntos na luta pela inclusão e pelo respeito”, completa.

Recentemente, o cantor compartilhou em suas redes sociais um vídeo mobilizando apoio à Casa 1, instituição brasileira que acolhe e oferece apoio psicológico para jovens de 18 a 25 anos que foram expulsos de suas casas devido à orientação sexual ou orientação sexual.

No vídeo, Christian ressalta como sua própria experiência moldou sua luta por representatividade e inclusão. À CNN, o cantor fala que o apoio à instituições de acolhimento é uma forma de retribuir o apoio que recebeu dos fãs brasileiros durante seu processo de autoconhecimento.


Christian Chávez fala que o apoio dos fãs brasileiros foi fundamental para abraçar sua identidade ao se assumir gay • Sergio Valenzuela

“Para mim, é muito importante ser coerente com as coisas que penso, faço, e falo, e meu compromisso com a minha comunidade é retribuir um pouco de tudo o que eles fazem por mim. O amor se paga com amor e todos merecemos liberdade e comunidade”, afirma.

“Vivemos tempos aterrorizantes que ameaçam a diversidade”

Para Christian, a luta pela comunidade LGBTQIAPN+ vai além de levantar uma bandeira da qual faz parte. É uma missão de vida. “Às vezes, seus irmãos, seus primos, seu pais ou seus filhos precisam de ajuda e não sabem por onde começar. Agora que estamos vivendo os tempos mais aterrorizantes e que ameaçam a diversidade, temos que criar mais comunidades, mais apoio”, considera.

O artista considera a informação a principal e mais poderosa ferramenta para combater o preconceito e promover a inclusão, principalmente diante de desafios atuais, como a onda conservadora que ameaça direitos já conquistados pela população LGBTQIAPN+.

“Acredito que eu, assim como todas as pessoas da comunidade, somos sobreviventes. Quando perdemos o medo de sermos nós mesmos, nada pode nos parar. Enfrentar a homofobia com amor e autenticidade é a melhor resposta que podemos dar”, afirma.

Relembre a passagem do RBD pelo Brasil em 2023

Este conteúdo foi originalmente publicado em Christian Chávez fala sobre saúde mental ao se assumir gay: “Me deu força” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.