Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, é velado em Belo Horizonte

Aconteceu ao longo desta segunda-feira (3), o velório do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, no Palácio da Liberdade, sede simbólica do governo do estado.

O corpo chegou ao local por volta das oito da manhã, em um caminhão do Corpo de Bombeiros, escoltado pela Polícia Militar.

A cerimônia de despedida foi aberta ao público. Autoridades, como deputados estaduais, federais e senadores também estiveram presentes, prestando condolências.

O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), chegou ao Palácio por volta das 10h30 e destacou, a jornalistas, que “Newton Cardoso esteve à frente do estado num período que o Brasil ainda estava se redemocratizando e que ele cumpriu bem o seu papel”.

Ao lado de Zema, estava o filho do ex-governador, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), que disse que “trata-se de uma despedida muito dolorosa e que deixa muita saudade”.

“A gente transforma essa tristeza em respeito e valorização do legado dele”, afirmou.

Newton foi um dos fundadores do MDB. Uma comitiva de deputados federais, incluindo o presidente do partido, Baleia Rossi, desembarcou no estado nesta tarde para a cerimônia de despedida. “Ele foi uma das figuras emblemáticas e fortes na redemocratização do país”, comentou Baleia Rossi.

Já o prefeito de Belo Horizonte em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), disse que Newton Cardoso “foi um dos homens que mais construiu em Minas Gerais”.

Newton Cardoso foi governador de Minas Gerais, pelo MDB [PMDB à época], entre 1987 e 1991. Também foi vice-governador, prefeito de Contagem por três vezes e deputado federal também por três mandatos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, é velado em Belo Horizonte no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.