Trump diz que continuará a negociar tarifas com o México

O presidente Donald Trump disse na segunda-feira (3) que continuaria negociando tarifas com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum depois de suspender temporariamente sua taxa de 25% sobre todas as importações do país.

Questionado se o Canadá ou a China poderiam fechar um acordo semelhante para evitar tarifas, Trump respondeu: “Ninguém está fora”.

“Tivemos uma ótima conversa com o México”, disse. “Temos tido bons relacionamentos, mas temos que impedir que o fentanil entre, quer eu goste de alguém ou não, e temos que impedir que os estrangeiros ilegais entrem.”

Trump elogiou a decisão de Sheinbaum de enviar 10 mil soldados da guarda nacional mexicana para a fronteira para ajudar no tráfico de drogas e nos esforços de segurança.

“Então a ligação com o México ocorreu muito bem no sentido de que eles estão muito fortes agora na fronteira, eles vão colocar soldados lá, na verdade seus melhores soldados militares”, disse o presidente dos EUA.

Sobre o Canadá: Trump afirmou que ele e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau “também tiveram uma boa conversa” nesta segunda-feira, mas acrescentou que o Canadá é “muito difícil de se fazer negócios”.

“Eu fiz algumas perguntas a ele, você sabe, bancos não têm permissão para fazer negócios no Canadá. O Canadá é muito duro. Não somos bem tratados pelo Canadá e temos que ser”, disse Trump.

Mais tarde, ele voltou a lançar a ideia de o Canadá ser um estado dos EUA. “Nós damos a eles proteção, proteção militar”, disse o presidente.

“Não precisamos deles para construir nossos carros. Eu preferiria ver Detroit ou Carolina do Sul ou qualquer um de nossos Tennessee, qualquer um de nossos estados, construir os carros. Eles poderiam fazer isso muito facilmente. Não precisamos deles para os carros. Não precisamos deles para madeira. Não precisamos deles para nada.”

Trump disse que falaria com Trudeau novamente na tarde de segunda-feira.

Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que continuará a negociar tarifas com o México no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.