Albânia e Sérvia vão sediar a Eurocopa Sub-21 em 2027

Albânia e Sérvia serão co-anfitriãs da Eurocopa Sub-21 de 2027, disse a Uefa nesta terça-feira (4), depois que os dois países dos Balcãs deixaram suas diferenças de lado e apresentaram uma proposta conjunta.

O torneio de 16 equipes será disputado em quatro estádios na Albânia (Tirana, Shkoder, Elbasan e Rrogozhine) e quatro estádios na Sérvia (Novi Sad, Loznica, Leskovac e Zajecar).

A partida de abertura está marcada para acontecer na Sérvia, enquanto a final será realizada na Albânia. Ambos os países também se classificarão como anfitriões, com mais 14 vagas em disputa nas Eliminatórias.

As relações entre Sérvia e Albânia são hostis há muito tempo e atingiram seu ponto mais baixo durante uma guerra na antiga província sérvia de Kosovo no fim da década de 1990, quando a OTAN, preocupada com a “limpeza étnica” dos albaneses, lançou ataques aéreos contra as forças sérvias.

Kosovo declarou independência em 2008, mas a Sérvia se recusou a reconhecê-la, dizendo que o território, que tem uma população majoritariamente albanesa, é um coração da nação sérvia.

No campo, uma partida das Eliminatórias da Euro 2016 entre Sérvia e Albânia — disputada em outubro de 2014 — foi cancelada quando um drone hasteou a bandeira da “Grande Albânia” acima do campo, provocando uma briga que forçou os jogadores albaneses a fugir e causou uma crise diplomática.

Ao contrário da Eurocopa profissional, que é disputada a cada quatro anos, a edição Sub-21 é realizada a cada dois. A Eslováquia sediará a edição de 2025 em junho, com a Inglaterra defendendo seu título.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Albânia e Sérvia vão sediar a Eurocopa Sub-21 em 2027 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.