Lula diz que fará ajustes nos ministérios, mas que não tem pressa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (5) que irá fazer ajustes nos ministérios, mas que não tem pressa para isso. Segundo ele, há “peças que temos que trocar”, mas somente quando “achar necessário”.

“Eu não tenho pressa para fazer nenhuma reforma”, afirmou.

O petista deu a declaração em entrevista a rádios mineiras nesta manhã. Questionado sobre se o ex-presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD-MG) seria realocado em algum ministério do governo, Lula disse apenas que ele é uma das figuras mais importantes de Minas Gerais e poderia ser candidato a governador.

Pacheco já disse que pretende cumprir o mandato de senador até 2027. O dilema no entorno do senador para assumir um ministério no governo ou não é se ele poderia se prejudicar junto ao eleitorado de centro-direita mineiro.

Mesmo sem convite do Palácio do Planalto para assumir um cargo ministerial, aliados de Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, defendem que ele seja chamado para seguir em evidência. O problema é que, diferentemente de Pacheco, Lira enfrenta resistência do Planalto. E Lula também já deu mostras de que não tem plena confiança no parlamentar.

Especulações sobre trocas de nomes na Esplanada dos Ministérios surgiram já no fim do ano passado. A primeira mudança se deu no início deste ano, quando Paulo Pimenta deixou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) e o marqueteiro Sidônio Palmeira assumiu o cargo.

Com a mudança nas presidências do Congresso Nacional, a expectativa é de que Lula abra mais espaço ao Centrão na Esplanada. A ideia é contemplar partidos que apoiaram importantes projetos do governo no Congresso, mas não têm espaço no Executivo. E retirar aqueles que tem cargo na Esplanada, mas não tem oferecido um apoio ideal no Legislativo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz que fará ajustes nos ministérios, mas que não tem pressa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.