ONU responde Trump após fala sobre assumir Gaza e saída de palestinos

O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHR na sigla em inglês) alertou que qualquer transferência forçada ou deportação de pessoas de território ocupado constituiria uma violação do direito internacional, seguindo a sugestão do presidente Donald Trump de que os EUA deveriam “tomar conta” da Faixa de Gaza e que os palestinos que vivem lá deveriam sair.

“É crucial que avancemos para a próxima fase do cessar-fogo, para libertar todos os reféns e prisioneiros detidos arbitrariamente, acabar com a guerra e reconstruir Gaza, com total respeito ao direito internacional humanitário e ao direito internacional dos direitos humanos”, afirmou o UNHR em uma declaração fornecida à Reuters nesta quarta-feira (5).

O comunicado continuou informando que, “qualquer transferência forçada ou deportação de pessoas de território ocupado é estritamente proibida”.

A fala de Trump ocorreu após uma reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na noite de terça-feira (4), na Casa Branca.

Este conteúdo foi originalmente publicado em ONU responde Trump após fala sobre assumir Gaza e saída de palestinos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.