Curitiba registrou 632 acidentes de trânsito em janeiro

Curitiba registrou 632 acidentes de trânsito em janeiro

Em janeiro, o Corpo de Bombeiros atendeu 632 acidentes de trânsito em Curitiba. No ano passado, foram 9.338 ocorrências. Em todo o Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 10.820 pessoas foram internadas no SUS (Sistema Único de Saúde) em decorrência de lesões de trânsito em 2024.

O valor total dos gastos para tratamento foi de mais de R$ 18 milhões. Conforme a Sesa, esse montante não inclui outras despesas relacionadas aos sinistros de trânsito, como tratamentos de reabilitação, fornecimento de medicamentos, entre outros. A capitã do Corpo de Bombeiros, Ivna Carolina Dias, explica que o tipo de acidente que lidera o ranking em Curitiba são colisões que envolvem dois veículos.

O público masculino é o que mais se envolve em acidentes graves no Paraná, foram 8.260 registros deste público. Do total, 63,2% eram ocupantes de motocicleta ou triciclo.Entre os que perderam a vida, 32,2% eram ocupantes de carros ou caminhonete, 28,8% de motocicletas, 17,9% eram pedestres e 5,2% ciclistas.

O tenente do BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), Jean Carlos Teixeira, detalha que ainda é preciso trabalhar questões de educação no trânsito com a sociedade. Para ele, a conscientização é capaz de evitar que mais vidas sejam perdidas nas ruas da capital paranaense.

O Corpo de Bombeiros do Paraná também chama atenção para terceiros que param para ajudar às vítimas de acidente de trânsito. Segundo a capitã Ivna, muitas pessoas se colocam em risco com a intenção de prestar socorro.

Em caso de acidente de trânsito com vítimas, deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e para a polícia pelo número 190.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.