Oscar: mídia especializada reforça favoritismo de “Ainda Estou Aqui”

A disputa pelo Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional tem um novo favorito. Após as recentes polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón, a mídia especializada confirmou que “Ainda Estou Aqui” oficialmente assumiu a liderança, ultrapassando “Emilia Pérez” pelo troféu.

O site GoldDerby, referência em temporadas de prêmios e apostas no entretenimento, anunciou nesta quarta-feira (5) que o filme musical francês da Netflix foi destronado na categoria com a ascensão de “Ainda Estou Aqui“, representante do Brasil. “Emilia Pérez”, até então o grande favorito, havia vencido recentemente o prêmio equivalente no Globo de Ouro.

“Após o anúncio das indicações ao Oscar, em 23 de janeiro, ‘Emilia Pérez’ alcançou o primeiro lugar no ranking de Melhor Filme Internacional do Gold Derby, mas foi oficialmente superado por ‘Ainda Estou Aqui’”, aponta Marcus Dixon, editor do site.

Dixon também destaca as polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón, que contribuíram para a perda de favoritismo da produção representante da França.

Nos últimos dias, outros veículos especializados, como IndieWire e Entertainment Weekly, também passaram a apontar “Ainda Estou Aqui” como favorito à vitória.

Entenda a polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón


Karla Sofía Gascón em "Emilia Pérez"
Karla Sofía Gascón em “Emilia Pérez” • Divulgação

A polêmica com a atriz surgiu após a jornalista Sarah Hagi compartilhar prints de antigas publicações de Gascón nas redes sociais.

Nos posts, que teriam sido feitos entre 2021 e 2022 no X, antigo Twitter, ela criticou a presença de pessoas muçulmanas na Europa, a movimentação da comunidade negra nos EUA após o caso George Floyd e a diversidade cultural na cerimônia do Oscar.

Após viralizar, Karla desativou seu perfil no X, antigo Twitter, e se desculpou pelas postagens: “Como integrante de uma comunidade marginalizada, eu conheço esse sofrimento bem demais e me arrependo profundamente de ter causado dor. Por toda a minha vida eu lutei por um mundo melhor. Eu acredito que a luz sempre prevalecerá contra a escuridão”, disse ela em comunicado.

Recentemente, a atriz foi removida do material promocional de “Emilia Pérez” para o Oscar.

Ao ser questionada se pretendia renunciar às suas indicações em entrevista para Juan Carlos Arciniegas, da CNN, ela respondeu: “Eu não posso renunciar a uma indicação ao Oscar porque não cometi nenhum crime nem prejudiquei ninguém. Não sou nem racista nem qualquer coisa que todas essas pessoas tentaram fazer com que os outros acreditem que eu sou.”

Em outro post feito no início de janeiro, no entanto, Karla disse que não pretende pedir desculpas por coisas que não é: “Tenho muitas coisas a melhorar neste mundo, e a forma como me expresso é uma delas, mas jamais vou pedir desculpas por algo que não sou, jamais. Sou responsável pelo que sinto e digo, não pelo que os outros pensam que sinto e digo, nem pelo que os outros interpretam do que falo.”

Pronunciamento de outros membros de “Emilia Pérez”


Jacques Audiard
Jacques Audiard, diretor de “Emilia Pérez” • Pablo Cuadra/Getty Images

Outros membros da equipe de “Emilia Pérez”, como a co-estrela Zoe Saldaña e o diretor Jacques Audiard, também se manifestaram sobre as declarações da atriz espanhola.

Estou triste. Repetidamente, essa é a palavra porque esse é o sentimento que vive em meu peito desde que tudo aconteceu. Também estou decepcionada“, disse Saldaña, em tom mais ameno, em entrevista ao podcast Awards Circuit da Variety.

Não posso falar pelas ações de outras pessoas. Tudo o que posso atestar é a minha experiência, e nunca, em um milhão de anos, acreditei que estaríamos aqui“, continuou.

Audiard, por outro lado, fez duras críticas à postura de Sofía Gascón. “A confiança que compartilhamos, a atmosfera excepcional que tínhamos no set que era de fato baseada na confiança. E quando você tem esse tipo de relacionamento e de repente você lê algo que essa pessoa disse, coisas que são absolutamente odiosas e dignas de serem odiadas, é claro que esse relacionamento é afetado”, disse o diretor ao Deadline.

“O que Karla Sofía disse é imperdoável”, acrescentou.

A 97ª edição do Oscar acontece em 2 de março.

Karla Sofía Gascon fala sobre “Emilia Pérez”, Fernanda Torres e mais para a CNN Brasil*

A reportagem da CNN conversou com a atriz antes de virem à tona novas declarações e tweets de Karla Sofía Gascón, em 21 de janeiro.

Com “Ainda Estou Aqui”, confira os concorrentes ao Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional

“Ainda Estou Aqui” e mais: veja indicados a Melhor Filme Internacional

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar: mídia especializada reforça favoritismo de “Ainda Estou Aqui” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.