Mulheres são maioria entre consumidores de livros no Brasil, diz pesquisa

Mais de 60% das pessoas que compraram livros nos últimos 12 meses no Brasil são mulheres, segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, realizada pela Nielsen BookData e divulgada nesta quinta-feira (6).

Os dados do ano passado revelaram a divisão de 61% de mulheres e 39% de homens dentre os entrevistados que disseram ter comprado pelo menos um livro no ano passado. A porcentagem subiu em relação aos dados de 2023, quando 57% eram mulheres e 43% homens.

Para a pesquisa, foram ouvidas 16 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com 18 anos ou mais, através de um questionário via aplicativo de celular com 60 questões. A margem de erro é de 0,8% e o nível de confiança é de 95%.

Em relação à classe social, a maior parte dos consumidores de livros está na classe C (43%), seguida pela classe B (38,4%), e pelas classes D e E (11,8%). A classe A é a que menos compra livros (6,8%).

Isso faz com que as mulheres da classe C sejam as maiores consumidoras de livros no Brasil, representando 27% dos consumidores totais.

É importante pontuar que estes números também refletem a quantidade de brasileiros em cada classe, já que a classe A é menor que as demais. Ao analisar a porcentagem de consumidores em relação à população total de cada classe social, a pesquisa mostra que cerca de 32% da classe A compra livros; 25% da classe B; 13% da classe C e 6% das classes D e E.

Em relação à faixa etária, os brasileiros que mais consomem livros estão entre os 25 e 44 anos – intervalo que representa mais de 45% dos leitores.

“Ainda Estou Aqui”: vendas do livro crescem virtualmente após prêmios

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mulheres são maioria entre consumidores de livros no Brasil, diz pesquisa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.