Faturamento da indústria de transformação em 2024 tem melhor resultado desde 2010

A indústria de transformação alcançou em 2024 o melhor resultado de faturamento em 14 anos, ou seja, desde 2010, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgados nesta sexta-feira (7). No ano passado, o faturamento do setor cresceu 5,6%.

O resultado positivo foi registrado apesar da queda de 1,3% na passagem de novembro para dezembro.

Na avaliação do o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a demanda por bens industriais foi estimulada por um mercado de trabalho aquecido, pela expansão fiscal e pelo aumento das concessões de crédito.

“A combinação desses impulsos manteve o consumo e o investimento fortes, o que se refletiu no faturamento”, diz Azevedo.

A indústria de transformação também registrou uma alta de 4,2% no número de horas trabalhadas na comparação com 2023. Em dezembro, o índice diminuiu 1,3%.

Em 2024, os postos de trabalho do setor registraram aumento de 2,2%. Por outro lado, a massa salarial e o rendimento médio do trabalhador do setor caíram 0,5% em dezembro.

De acordo com a CNI, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 0,8 ponto percentual (p.p.) em dezembro e fechou 2024 em 78,2%, considerando a série livre de efeitos sazonais.

Os dados são resultado de uma pesquisa realizada pela CNI com as Federações Estaduais das Indústrias. Os estados pesquisados respondem a mais de 90% do produto industrial brasileiro.

85% da indústria brasileira pratica economia circular, aponta CNI

Este conteúdo foi originalmente publicado em Faturamento da indústria de transformação em 2024 tem melhor resultado desde 2010 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.