Em entrevista à BBC, Tom Zé fala de como transformou medo em criação

Em entrevista à BBC, Tom Zé fala de como transformou medo em criação

O mesmo medo que paralisou o músico Tom Zé em vários momentos de sua vida – como quando não conseguiu tocar violão para a primeira namorada – também é um motor para sua obra artística, ele diz à BBC News Brasil.

Quando estava em baixa e temia ter de abandonar a carreira, bolou uma "armadilha" para recapturar o público: comprou cordas e arame farpado e os colocou na capa do disco "Estudando o samba", de 1976.

O artifício chamou a atenção do músico e produtor americano David Byrne, que não só ajudou Tom Zé a se reerguer como abriu as portas para que ele construísse uma carreira no exterior. Foi um dos pontos altos de uma trajetória que também incluiu participação na Tropicália, movimento cultural dos anos 1960 que teve entre seus expoentes os músicos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e o grupo Os Mutantes.

Ele se refere ao episódio como a segunda vez em que foi "enterrado vivo", citando o desfecho conturbado de sua parceria com o grupo. Confira abaixo os principais trechos da entrevista, concedida em dezembro de 2023 a João Fellet e Felix Lima.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.