Deputados do Republicanos rejeitam ideia de federação com PP e União Brasil

A maioria dos deputados federais do Republicanos rejeitou nesta semana a ideia de o partido se juntar em uma federação junto ao PP e ao União Brasil.

Se os três partidos se unissem numa federação, formariam um dos mais fortes grupos dentro da Câmara, com mais de 150 deputados, e ultrapassariam com folga a maior bancada hoje na Casa: a do PL, com 92 deputados.

No entanto, empecilhos da política local fazem os deputados resistirem à possibilidade. Deputados presentes na reunião afirmaram à CNN que seria difícil implementar as regras da federação, que exigiria que os três partidos andassem mais unidos, nos estados e municípios.

Um deputado do Republicanos chegou a dizer à CNN que, para o dia a dia na Câmara, a federação daria “superpoderes” aos três partidos, mas seria uma “tragédia” nas bases eleitorais dos parlamentares.

Isso porque há estados e cidades em que políticos do Republicanos são adversários de políticos do PP e do União Brasil. Além da rivalidade histórica em determinados locais, ninguém quer ceder “de graça” posições importantes de poder.

A avaliação é que Republicanos, PP e União Brasil são três partidos grandes, robustos e de centro, que virtualmente ocupam o mesmo espaço no cenário político. Se fosse um partido grande com outro pequeno, a configuração poderia ser mais fácil.

A palavra final sobre o tema será dada pelo presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP). A expectativa dos deputados da sigla é que ele confirme a decisão da maioria da bancada. Pereira ainda deve conversar com os presidentes do PP e do União Brasil, Ciro Nogueira e Antônio de Rueda, respectivamente, sobre o assunto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputados do Republicanos rejeitam ideia de federação com PP e União Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.