65% dos eleitores querem novos nomes nas prefeituras, diz pesquisa

65% dos eleitores querem novos nomes nas prefeituras, diz pesquisa

Os eleitores da região Sul pretendem votar neste ano em novos nomes para o comando das prefeituras. Levantamento do Observatório FEBRABAN apontou que 42% desejam que seja alguém com experiência política, mas que ainda não tenha sido prefeito. Já 23% preferem uma pessoa totalmente nova na política. Apenas 21% dos eleitores sulistas preferem um candidato que já tenha sido prefeito. Os dados fazem parte da 16ª edição da pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).

Na avaliação do cientista político e professor da Universidade Positivo (UP), Eduardo Miranda, embora o resultado do levantamento indique uma vontade da população de mudanças, as pesquisas eleitorais para as principais cidades da Região Sul demonstram que, na prática, os eleitores ainda buscam perfis conhecidos.

Em Curitiba, as pesquisas eleitorais preveem Eduardo Pimentel (PSD) e Luciano Ducci (PSB) nas primeiras colocações para a disputa pelo Palácio 29 de Março. De um lado, Pimentel atual vice-prefeito – cargo que ocupa há quase 8 anos. Já Ducci é deputado federal, foi vice-prefeito de Beto Richa (PSBD) e, entre 2010 a 2012, assumiu a prefeito de Curitiba após a saída de Richa para assumir o governo do estado. Em Florianópolis (SC), o atual prefeito, Topázio Neto, lidera as intenções de voto. Já em Porto Alegre (RS), a deputada federal Maria do Rosário (PT) se consolida na liderança das pesquisas.

Entre outros recortes do levantamento da FEBRABAN está a percepção do eleitor quanto ao assunto “eleições municipais”: 38% dos entrevistados afirmaram que “ainda não se fala quase nada” sobre o tema e candidatos e outros 30% disseram que este já é um assunto comentado “com relativa frequência”. Em contrapartida, 29% declaram que o tema está “muito presente” no convívio social. Para o cientista político, o desinteresse pode ser explicado por falhas da comunicação em um ano eleitoral.

Embora alguns partidos já tenham anunciado nomes como candidatos e candidatas as prefeituras, somente na próxima semana que tudo será oficial com o anúncio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). As eleições municipais estão previstas para 6 de outubro, para os cargos de vereador e prefeito. Para os municípios elegíveis para segundo turno, caso nenhum candidato conquiste 50% + 1 dos votos, o segundo dia de pleito será em 27 de outubro.

Reportagem: Leonardo Gomes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.