Tatuzão chega à última estação de trecho da Linha 6-Laranja do metrô de SP

O governo de São Paulo divulgou que os trabalhos da tuneladora, conhecido como “Tatuzão”, por onde vão passar os trens da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, teve a fase de escavação concluída neste domingo (9).

Segundo o governo do estado, a Tuneladora Maria Leopoldina chegou à Estação São Joaquim, a última do trecho sul do ramal. As obras da linha tem um custo estimado em R$ 19 bilhões e alcançaram 60% de conclusão.

O governo destacou que após a conclusão da escavação, o primeiro trecho do modal – entre as Estações Brasilândia e Perdizes – deve ser entregue até o final do segundo semestre de 2026.

Já o restante da linha, que vai da Estação Perdizes a São Joaquim, e interliga a zona Norte ao centro da capital, será entregue no final do segundo semestre de 2027. A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, 7-Rubi e 8-Diamante de trens.

 

“Com a conclusão da escavação dos túneis, iniciamos agora a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens. Esse projeto melhora a mobilidade, a qualidade de vida e impulsiona a economia da cidade”, afirmou o secretário Rafael Benini, da Secretaria de Parcerias em Investimentos do estado.

Tatuzão

A tuneladora Maria Leopoldina, também conhecida como Tatuzão Sul, pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de uma cabine de comando e equipamentos auxiliares.


2 equipamentos são usados nas obras da Linha-6 Laranja • Concessionária Linha Uni

Linha 6-Laranja

O novo trecho do metrô de São Paulo, terá extensão de 15,3km de extensão e vai conectar o bairro de Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da capital. Segundo o governo, o trajeto, atualmente feito de ônibus em cerca de 1h30, deve ser reduzido para 23 minutos.

As estações previstas são Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.

Desabamento em canteiro e crateras

Durante as obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, três acidnetes já foram registrados. O último deles, em dezembro do ano passado, aconteceu após a abertura de uma cratera após um muro desabar no canteiro da futura estação Bela Vista, na rua Rui Barbosa, no centro da capital paulista.
Veja:


Desabamento em canteiro de obras da futura estação Bela Vista, da linha 6-laranja do metrô de São Paulo
Desabamento em canteiro de obras da futura estação Bela Vista, da linha 6-laranja do metrô de São Paulo • CNN

Em maio de 2024, uma cratera se abriu na quadra esportiva de um prédio na avenida Ministro Petrônio Portela, na Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo. A avenida precisou ser interditada próximo da rua João Pereira, e três linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados.

Já em fevereiro de 2022, um desmoronamento fez ceder parte do asfalto da Marginal Tietê e provocou a interdição da via no sentido Ayrton Senna. O acidente ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, na zona oeste. Segundo informado pelo governo à época, o acidente foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tatuzão chega à última estação de trecho da Linha 6-Laranja do metrô de SP no site CNN Brasil.

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