Capitais brasileiras podem quebrar recordes de calor em fevereiro

As regiões Sudeste e Nordeste do Brasil enfrentam a possibilidade de altas temperaturas na semana de 12 a 18 de fevereiro de 2025.

Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória estão entre as capitais com maior probabilidade de registrar novas marcas históricas de temperatura. São Paulo pode ter recorde de calor nesta semana. As informações são da Climatempo.

Na Região Sul, Porto Alegre registrou 37,6°C, no último dia 4 de fevereiro, e também experimentou temperaturas elevadas em janeiro.

A previsão aponta para máximas que podem ultrapassar os 35°C em algumas regiões. Janeiro de 2025, considerado o mais quente já registrado, reforça a tendência de altas temperaturas neste início de ano.

Região Sudeste deve ser a mais afetada

São Paulo poderá ter recordes de calor na quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de fevereiro. A previsão indica máximas entre 34°C e 35°C, superando a marca de 33,9°C registrada em 22 de janeiro, recorde anterior para 2025 e para o verão 24/25.

No Rio de Janeiro, a expectativa também é de altas temperaturas na quarta e quinta-feira, podendo chegar a 39°C até o final da semana. O recorde atual, de 38,7°C, foi registrado entre 20 e 21 de janeiro.

Em Belo Horizonte, a possibilidade de novos recordes concentra-se entre quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de fevereiro, com máximas previstas entre 34°C e 35°C.

recorde anterior para 2025 e para o verão 24/25 é de 34,4°C, registrado em 21 de janeiro. Vitória segue a mesma tendência, com possibilidade de quebra de recorde entre quinta e sexta-feira, e máximas que podem atingir 37°C. A maior temperatura registrada na capital capixaba até o momento, em 2025, foi de 36,2°C, em 21 de janeiro.

Região Nordeste deve registrar temperatura acima da média

Uma onda de calor atingirá partes do Sudeste e Nordeste do Brasil entre os dias 12 e 18 de fevereiro.

Enquanto algumas capitais  nordestinas experimentarão temperaturas elevadas, outras regiões, como o oeste da Bahia, o Vale do São Francisco, o sertão e o leste do Piauí, enfrentarão temperaturas extremas, chegando a 40°C.

Em Salvador, a capital baiana registrará temperaturas de 3°C a 5°C acima da média climatológica para fevereiro. A previsão para o oeste da Bahia, o Vale do São Francisco baiano e o sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí indica temperaturas que podem passar dos 40°C.

O leste do Piauí e o interior de Pernambuco enfrentarão as temperaturas mais elevadas, com até 7°C acima da média.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Capitais brasileiras podem quebrar recordes de calor em fevereiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.