Trump diz que palestinos não poderiam voltar para Gaza no plano dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse explicitamente que os palestinos não teriam o direito de retornar para Faixa de Gaza sob seu plano de tomar posse do território e reconstruí-l.

Após ser perguntado em uma entrevista à Fox se os palestinos teriam o direito de retornar para Gaza, Trump respondeu: “Não, eles não teriam”.

“Porque eles terão moradias muito melhores. Muito melhores — em outras palavras, estou falando sobre construir um lugar permanente para eles”, adicionou.

Trump havia dito anteriormente que não achava que os palestinos deveriam voltar à sua terra natal em Gaza, e agora está afirmando claramente que o deslocamento dessas pessoas seria permanente.

“Se eles tiverem que retornar agora, levará anos até que você possa — não é habitável. Levará anos até que isso possa acontecer”, destacou o presidente.

“Estou falando sobre começar a construir e acho que poderia fazer um acordo com a Jordânia. Acho que poderia fazer um acordo com o Egito. Damos a eles bilhões e bilhões de dólares por ano”, acrescentou.

Trump deve se encontrar nesta terça-feira (11) com o rei Abdullah, da Jordânia, que, junto com autoridade no Egito e outras nações árabes, rejeitou categoricamente o plano do líder americano.

O republicano disse à Fox que seu plano é “possuir” Gaza.

“Construiremos comunidades seguras um pouco longe de onde elas estão, onde todo esse perigo está e, enquanto isso, eu seria o dono disso. Pense nisso como um empreendimento imobiliário para o futuro. Seria um lindo pedaço de terra”, pontuou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que palestinos não poderiam voltar para Gaza no plano dos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.