Canadá diz que tarifas dos EUA sobre aço e alumínio são “injustificadas”

O Ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, disse na segunda-feira (10) que as tarifas dos EUA sobre aço e alumínio seriam “totalmente injustificadas”, alertando que a resposta do país à medida será “clara e calibrada”.

O Canadá é a maior fonte de ambos os materiais para os Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Comércio dos EUA — um fato que Champagne destacou em sua declaração na segunda-feira.

“O aço e o alumínio canadenses sustentam indústrias-chave nos EUA, como defesa, construção naval, energia e automóveis”, disse ele.

Champagne acrescentou que o Canadá consultaria seus parceiros internacionais e examinaria os detalhes das tarifas.

O presidente Donald Trump impôs na segunda-feira uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os Estados Unidos, sem exceções ou isenções. E embora os Estados Unidos obtenham a maior parte de seu aço do Canadá, Brasil e México, as tarifas são, em grande parte — embora indiretamente — direcionadas à China. Leia mais detalhes aqui.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Canadá diz que tarifas dos EUA sobre aço e alumínio são “injustificadas” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.