Porcelanas de Tânia Bulhões: entenda o caso que viralizou nas redes

A influenciadora Izadora Palmeira publicou um vídeo em suas redes sociais, no mês de janeiro, onde mostrou uma xícara idêntica à da coleção Marquesa, da designer Tânia Bulhões, sendo usada em um restaurante na Tailândia.

No local, as xícaras eram usadas para servir cafés com preço médio de R$ 5. No entanto, no catálogo da marca renomada no Brasil, cada item custa R$ 210.

Izadora relatou que, ao chegar em casa, foi comparar o modelo encontrado no restaurante com o que tinha em casa, comprado na loja oficial da desginer, e percebeu que eram idênticos, somente com a diferença da assinatura da marca Tânia Bulhões.

Desde então, diversos vídeos foram publicados por criadores comentando a história.

A influenciadora Isa Rangel, por exemplo, afirmou que os clientes poderiam raspar o logo da marca no fundo das peças que conseguiriam ver a origem de fabricação do produto.

Isa também aponta uma suposta contradição entre o desenho da xícara e a justificativa dele no site da empresa. Em tese, a arte na peça é um limão siciliano, fruto originário do sudeste da Ásia. No entanto, a marca afirmou que a inspiração do desenho teria vindo das paisagens de uma fazenda em Minas Gerais, terra natal de Tânia.

O vídeo feito por Isa Rangel ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações, até a noite de segunda-feira (10), gerando uma série de repercussões e viralizações de vídeos de pessoas raspando o fundo da xícara Tânia Bulhões.

Veja a nota da Tânia Bulhões na íntegra:

Com 35 anos de história, a Tania Bulhões sempre buscou os melhores fornecedores e artesãos para garantir a qualidade dos seus produtos. Desde os primeiros anos da marca, quando ainda éramos pequenos, com poucas lojas, trabalhamos com centenas de parceiros em dezenas de países, espalhados por todos os continentes do planeta. Essa abordagem nos permitiu crescer e levar a essência da marca para novos mercados, mas também nos trouxe aprendizados importantes.

À medida que crescemos, percebemos que, especialmente com coleções antigas, poderíamos ter tido um controle mais rigoroso sobre nossa propriedade intelectual. Naquele momento, ainda não tínhamos a estrutura que temos hoje para proteger integralmente nossos designs e garantir um acompanhamento mais próximo da produção. Um de nossos parceiros, sem nossa autorização, vendeu no mercado local sobras de produção com defeito, algo que nunca esteve alinhado com os padrões da marca. Esse aprendizado reforçou nossa decisão de fortalecer cada vez mais nosso processo produtivo, assegurando que a originalidade e identidade da Tania Bulhões sejam sempre preservadas.

Nesse contexto, vale esclarecer um tema que ocasionalmente gera polêmica: a coleção Marquesa, criada em 2004. Além de ser um ícone no portfólio da marca, a coleção foi registrada em um livro editado pela própria Tania Bulhões em 2011, cujas fotos seguem disponíveis e que, inclusive, ainda pode ser adquirido em diferentes livrarias online. No mesmo ano, uma novela da Rede Globo exibiu cenas em que a xícara utilizada era da coleção Marquesa, da Tania Bulhões, reforçando a presença da marca em cenografias de grandes produções. A Rede Globo sempre adquiriu produtos da Tania Bulhões para cenografia de suas produções, algo que pode ser facilmente verificado com a própria emissora.

A Tania Bulhões também tem seus produtos frequentemente copiados. Nosso design, nossas coleções e até mesmo nossa identidade visual são reproduzidos sem autorização. Isso reforçou ainda mais a necessidade de fortalecer nossa produção própria, garantindo que nossos clientes sempre tenham acesso a produtos autênticos, feitos com o padrão de qualidade e sofisticação que fazem parte da nossa história.

Nos últimos anos, demos passos fundamentais nessa direção. Um dos marcos mais importantes desse movimento foi a aquisição do controle acionário da Royal Limoges, há cerca de dois anos. Essa é uma das fábricas de porcelana mais tradicionais da França, com mais de 200 anos de história. Durante anos, essa manufatura foi nossa parceira na produção de porcelana e, com o tempo, essa conexão se tornou ainda mais estratégica. Hoje, contar com a produção em Limoges significa preservar uma das mais ricas tradições artesanais da porcelana mundial. Essa aquisição nos permitiu consolidar ainda mais nosso controle produtivo, garantindo que cada detalhe das nossas coleções siga os mais altos padrões de qualidade e design autoral, alinhando tradição e inovação para entregar peças verdadeiramente únicas.

Estamos avançando ainda mais nessa verticalização. Há cerca de um ano, iniciamos a construção da nossa própria fábrica em Uberaba, Minas Gerais, nossa cidade natal. No futuro próximo, toda a porcelana que não for produzida na Royal Limoges será feita nessa nova unidade. Esse projeto não apenas nos dá mais controle sobre qualidade e propriedade intelectual, mas também nos enche de orgulho por trazer parte essencial da nossa produção para o Brasil. Investir em Uberaba, nossa cidade natal, é reafirmar nosso compromisso com nossas origens, contribuindo para o desenvolvimento local e fortalecendo ainda mais a identidade da Tania Bulhões no mundo.

O que nunca muda é o nosso compromisso com a excelência. Seguimos investindo no aprimoramento dos nossos processos e na valorização do design autoral, sempre com transparência e respeito aos nossos clientes. Acreditamos que luxo é sinônimo de inovação e tradição, e por isso seguimos aprimorando cada detalhe da nossa produção, equilibrando a herança artesanal com a evolução constante.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Porcelanas de Tânia Bulhões: entenda o caso que viralizou nas redes no site CNN Brasil.

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