Governo aposta em “sangue novo” no Congresso para avanço de pauta econômica

Membro da equipe econômica acreditam que a chegada de Hugo Motta (Republicanos-PB) e o retorno de Davi Alcolumbre (União-AP) às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, jogarão a favor da pauta econômica.

A percepção é que o “sangue novo” nas cadeiras é uma boa notícia. Quadros consultados pela CNN avaliam que Hugo e Alcolumbre chegam às posições energizados para construírem “suas próprias entregas”.

A aposta diz respeito especialmente à condição de Hugo, o mais jovem a ocupar a posição na Câmara dos Deputados, que estreia na presidência da Casa.

Alcolumbre retorna à presidência após ocupá-la de 2019 a 2021. Na sua primeira passagem pela cadeira, sinalizou priorizar a agenda econômica: a condução dos trabalhos pelo senador teve entre suas marcas a reforma da Previdência, a autonomia do Banco Central e o marco do saneamento.

Deixam as cadeiras Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem no topo de suas entregas a reforma tributária.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já apresentou aos parlamentares sua lista de prioridades para 2025 e 2026, em que 15 propostas dependem do aval legislativo.

A avaliação dos contatos iniciais com os novos presidentes foi positiva pela equipe econômica.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo aposta em “sangue novo” no Congresso para avanço de pauta econômica no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.